• Home
  • Economia
  • Petrobras aumenta diesel em momento delicado da economia, diz Pires

Petrobras aumenta diesel em momento delicado da economia, diz Pires

O reajuste do diesel pela Petrobras veio num “momento delicado da economia [brasileira]”, avaliou Adriano Pires, sócio fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), em entrevista ao CNN Money nesta sexta-feira (31).

O especialista em energia destaca as preocupações em torno do preço dos alimentos, e o fato de que “quase a totalidade [dos produtos consumidos no Brasil] é transportada por caminhões movidos à diesel”.

Desse modo, o reajuste por parte da Petrobras somado ao do ICMS pode impactar o consumidor na ponta final de maneira indireta, através da “contaminação” dos demais preços da cadeia produtiva e logística.

Porém, Pires ressalta que não havia outra alternativa senão subir o valor do diesel. “O aumento veio porque a defasagem está grande. Chama curiosidade ficar um ano sem reajustar. É aumento que não tinha jeito”, afirmou o diretor do CBIE.

O preço da gasolina, por exemplo, que está com uma defasagem menor, não foi reajustado.

O economista afirma que, antes do ajuste, a defasagem do diesel para os preços praticados no exterior estava em 14%, e chegou a ficar mais alta nas últimas semanas antes de os preços do dólar e do petróleo recuarem.

Com a intervenção da Petrobras, a disparidade cai para 9%.

Desde maio de 2023, a estatal não busca mais adequar seus preços aos valores praticados no exterior. A medida busca, segundo a companhia, “abrasileirar” os preços dos combustíveis e não importar ao consumidor brasileiro o impacto de incertezas geopolíticas, que balançam o sensível mercado de petróleo.

Pires porém acredita que seria mais benéfico se a política de preços fosse mais transparente para dar mais previsibilidade ao mercado.

O economista avalia como incomum ficar um ano sem reajustes e que, agora, e necessário esperar ver para entender como os preços na bomba vão reagir ao reajuste.

“Como foi um reajuste muito longo, pode ser que na bomba a alta seja maior para construir margem”, ponderou.

Datafolha: Maioria da população acredita que inflação piorará em 2025

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Cuiabá realiza 210 cortes e podas de árvores em 20 dias

Cuiabá realiza 210 cortes e podas de árvores em 20 dias – CenárioMT …

Wall Street cai após Casa Branca confirmar tarifas de Trump

As ações dos EUA fecharam em baixa na sexta-feira (31), com os índices perdendo espaço…

Valencia x Celta: horário e onde assistir ao jogo da LaLiga

O Valencia recebe o Celta neste domingo (2 de fevereiro), às 12h15, no estádio Mestalla,…