A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (11), em Santo Antônio do Leverger (MT), a Operação Cabresto, para desarticular um esquema de crimes eleitorais supostamente praticados durante as eleições municipais de 2024. Os alvos são Eric Nascimento da Cruz, que foi candidato a prefeito, e Antônio Bento Moreira, ex-candidato a vereador.
Agentes cumprem dois mandados de busca e apreensão na casa dos dois investigados. Foram apreendidos aparelhos eletrônicos e documentos referentes às eleições de 2024.
A investigação começou após a apresentação de uma notícia-crime que revelou um esquema de falsificação de comprovantes de residência, usados para permitir a transferência irregular de títulos eleitorais para o município.
Os investigadores descobriram indícios de outro crime grave: a captação ilícita de sufrágio, popularmente conhecida como compra de votos. O nome da operação faz referência à prática antiga de controlar eleitores por meio de promessas ou benefícios, um paralelo com o “voto de cabresto” registrado na história política brasileira.
Segundo a PF, as diligências realizadas hoje buscam coletar provas e informações que fortaleçam o inquérito e permitam identificar todos os envolvidos no esquema.

-
Projeto que proíbe flanelinhas gera discussão entre vereadores de Cuiabá
-
ALMT derruba veto e libera “mercadinhos” em presídios de MT e Estado regulamenta comércio