Aproximadamente 10,5 milhões de trabalhadores, servidores públicos e seus herdeiros têm dinheiro esquecido referente ao Programa de Integração Social (PIS) e ao Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
São R$ 26 bilhões disponíveis para saque, segundo o Ministério da Fazenda.
O governo federal desenvolveu a plataforma Sistema de Ressarcimento de Valores do Extinto Fundo PIS/Pasep, o Repis Cidadão. Nesse programa, é possível consultar se há valores a receber. O caminho para herdeiros de trabalhadores e servidores públicos é semelhante ao dos titulares.
Quem tem direito ao resgate do PIS/Pasep?
Trabalhadores e servidores públicos com contratos de trabalho firmados na carteira de trabalho entre 1971 e 1988 que ainda não efetuaram o saque após a extinção do fundo em 2020. Entre setembro de 2023 e março de 2025, cerca de 25 mil trabalhadores, seus herdeiros e beneficiários solicitaram o saque dos valores, segundo a Caixa Econômica Federal.
Como consultar se há valores esquecidos do PIS/Pasep
Consulta pelo site Repis Cidadão
- Acesse o site oficial: https://repiscidadao.fazenda.gov.br;
- Role até o final da página e clique no botão “Entrar com gov.br”;
- Faça login com sua conta gov.br (é necessário ter o nível prata ou ouro);
- Autorize o acesso a dados pessoais, como nome, CPF, foto, e-mail, entre outros;
- O sistema informará se há valores vinculados ao CPF ou número do PIS/Pasep transferidos para a conta única do Tesouro Nacional.
- Caso existam valores disponíveis, o sistema exibirá os detalhes.
Consulta pelo aplicativo do FGTS
- Busque pelo app FGTS na loja de aplicativos do celular;
- Instale e abra o aplicativo;
- Após o cadastro, entre com os dados solicitados;
- Na tela inicial, toque no ícone “Mais” (três risquinhos no canto inferior direito);
- Selecione a opção “Ressarcimento PIS/Pasep”;
Escolha entre:
- “Sou titular das cotas PIS/Pasep”: o sistema mostrará os valores, se houver;
- “Sou beneficiário legal do titular”: será necessário validar informações adicionais para acessar a consulta e solicitar o ressarcimento.
Documentos exigidos para herdeiros
Herdeiros que desejam solicitar os valores devem apresentar um dos seguintes documentos:
- Certidão PIS/Pasep/FGTS emitida pela Previdência Social, com a relação de dependentes habilitados à pensão por morte;
- Declaração emitida pelo órgão pagador do benefício, com os dependentes habilitados;
- Autorização judicial ou escritura pública assinada por todos os dependentes e sucessores capazes, autorizando o saque e declarando não haver outros beneficiários conhecidos.
Como sacar os valores do PIS/Pasep
O pagamento é feito exclusivamente em contas da Caixa Econômica Federal, das seguintes formas:
- Crédito automático em conta corrente, poupança ou Conta Digital da Caixa, se o beneficiário já possuir uma;
- Crédito em Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa, sem custo para o titular.
A movimentação dos valores é feita pelo aplicativo Caixa Tem.
Veja quando os pagamento serão feitos
Pedidos feitos até Data do pagamento
- 28/02/2025 28/03/2025 (sexta-feira)
- 31/03/2025 25/04/2025 (sexta-feira)
- 30/04/2025 26/05/2025 (segunda-feira)
- 31/05/2025 25/06/2025 (quarta-feira)
- 30/06/2025 25/07/2025 (sexta-feira)
- 31/07/2025 25/08/2025 (segunda-feira)
- 31/08/2025 25/09/2025 (quinta-feira)
- 30/09/2025 27/10/2025 (segunda-feira)
- 31/10/2025 25/11/2025 (terça-feira)
- 30/11/2025 26/12/2025 (sexta-feira)
- 31/12/2025 26/01/2026 (segunda-feira)