• Home
  • Economia
  • Pode haver retaliação da China às tarifas de Trump, diz especialista

Pode haver retaliação da China às tarifas de Trump, diz especialista

A China pode estar se preparando para retaliar as recentes medidas tarifárias impostas pelos Estados Unidos, de acordo com Larissa Wachholz, especialista em Ásia do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e sócia da Vallya Participações.

Segundo Wachholz, os chineses tiveram tempo para se preparar para as possíveis implementações das ameaças que já eram feitas durante a corrida presidencial americana.

“Eles têm alguns instrumentos de retaliação, alguns analistas acreditam que têm mais oportunidades, mais nichos de retaliação do que antes”, afirmou.

Possíveis medidas de retaliação

A especialista destacou que as possíveis respostas da China podem incluir tanto medidas tarifárias quanto restrições à exportação de produtos importantes para os Estados Unidos, como terras raras. Além disso, Wachholz mencionou a possibilidade de barreiras não tarifárias, como restrições sanitárias para produtos agropecuários.

“Muito provavelmente, pensando naquilo que os Estados Unidos têm hoje capacidade de exportar para China e interesse de exportar, porque vários produtos de um valor agregado eles não querem exportar para China, o que a gente imagina que não só do ponto de vista das tarifas, mas também das barreiras não tarifárias, é que haverá a retaliação”, explicou Wachholz.

A análise da especialista sugere que a China está bem posicionada para responder às medidas americanas, utilizando uma variedade de instrumentos econômicos e comerciais. Esta situação indica uma possível escalada nas tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo, com potenciais impactos globais significativos.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Homem é preso com pés e porções de maconha após fugir da polícia em Sinop

Durante patrulhamento na madrugada desta terça-feira (15), a Polícia Militar prendeu um homem de 20…

Alems vai pedir ao MPF suspensão do novo leilão da BR-163 em MS

Relatório da Comissão Temporária para Acompanhamento da Concessão da BR-163/MS, da Alems (Assembleia Legislativa de…

Hong Kong suspende serviço postal para EUA após aumento de tarifas de Trump

O Hongkong Post, serviço postal da cidade semiautônoma chinesa, deixará de lidar com pacotes vindos…