A Polícia Federal (PF) instaurou um inquérito para apurar uma ameaça feita por integrantes do Comando Vermelho (CV) contra uma empresa de energia responsável por parte do sistema elétrico que atenderá a COP30, em Belém (PA).
A investigação foi aberta nesta semana, após a corporação receber um alerta da Belém Transmissora de Energia S.A., concessionária que opera a subestação de Marituba, na Região Metropolitana da capital paraense.
Subestação é considerada ponto estratégico
De acordo com informações repassadas pela empresa à PF, criminosos teriam exigido a paralisação das operações da subestação de Marituba — uma das mais importantes do estado e classificada por autoridades como parte do “sistema elétrico crítico”, responsável por garantir o funcionamento de redes essenciais de abastecimento, comunicação e transporte.
A unidade é estratégica para o fornecimento de energia durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será sediada em Belém em 2025.
PF e governo federal acionam órgãos de segurança
O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, confirmou que o caso está sob apuração desde a última terça-feira (4). “Recebemos o alerta da empresa e instauramos o inquérito para apurar”, afirmou o delegado.
A empresa concessionária também notificou o Ministério de Minas e Energia (MME), que, por sua vez, acionou o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) para reforçar a proteção da subestação e ampliar o monitoramento de risco nas instalações estratégicas da região.
Segurança da COP30 sob atenção
A COP30, que ocorrerá em novembro de 2025, deve reunir líderes de quase 200 países e milhares de visitantes em Belém. Por isso, a segurança de infraestruturas críticas, como o sistema elétrico, aeroportos e vias de acesso, é considerada prioridade pelos órgãos federais e estaduais.
O episódio aumenta o nível de alerta das forças de segurança, que já vêm atuando de forma integrada em planejamentos preventivos para evitar riscos à realização do evento internacional.
-
RMC acompanha de perto os bastidores da COP30 em Belém
-
Hospedagem, táxi e açaí disparam em Belém e encarecem a COP30
-
Voos para Belém aumentam 44%, mas chegada de estrangeiros segue desafio para a COP30