• Home
  • Política
  • políticos perderão homenagens em prédios públicos de MS

políticos perderão homenagens em prédios públicos de MS

Três prédios públicos de Brasilândia, município do interior de Mato Grosso do Sul, deverão passar por mudança de nome após a atuação do Ministério Público do Estado (MPMS). Entre seu mandato, de 2021 a 2024, o então prefeito Antonio de Pádua Thiago (MDB) decretou homenagem aos políticos de seu partido.

Cidade de Brasilândia em MS | (Divulgação, Sebrae)

A 1ª Promotoria de Justiça local instaurou um procedimento administrativo para fiscalizar a revogação de leis que nomearam bens públicos com nomes de agentes políticos ainda vivos, prática proibida pela legislação federal e já considerada inconstitucional pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Durante o mandato municipal foram sancionadas três leis nomeando três prédios com nomes de políticos do MDB: ex-governador, ex-senador e ex-deputado.

  • Estratégia Saúde da Família – ESF Dr. André Puccinelli (Lei nº 2.975/2022)
  • Centro de Vida Saudável Deputado Akira Otsubo (Lei nº 2.912/2021)
  • Centro de Referência Médica Senador Waldemir Moka (Lei nº 3.027/2023)

Homenagem ‘fora da lei’

A atuação do MPMS teve início após uma manifestação enviada à Ouvidoria da instituição, apontando que as leis ferem a Lei Federal nº 6.454/77, que proíbe o uso de nomes de pessoas vivas em bens públicos.

Conforme publicado pelo órgão, a norma busca preservar os princípios da impessoalidade e moralidade na administração pública, princípios esses reforçados pelo STF em decisão recente (Recurso Extraordinário com Agravo nº 1.495.470/SP, julgado em setembro de 2024).

Em resposta ao ofício enviado pelo Ministério Público, a atual prefeita, Marcia Regina do Amaral (PSDB), reconheceu a irregularidade e solicitou prazo de 90 dias para encaminhar à Câmara Municipal os projetos de lei revogando as normas vigentes.

O pedido foi deferido pelo Promotor de Justiça Adriano Barrozo da Silva, que determinou o acompanhamento das medidas legislativas prometidas e aguarda o cumprimento do compromisso assumido pela gestão municipal.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Câmera registra acidente fatal que vitimou médico na BR-163, em Sorriso (MT)

Câmera registra acidente fatal que vitimou médico na BR-163, em Sorriso (MT) – CenárioMT …

Motociclista morre após perder controle e cair na MT-130 em Rondonópolis

Motociclista morre após perder controle e cair na MT-130 em Rondonópolis – CenárioMT …

Jaciara investe em nova praça e calçadão para impulsionar turismo com apoio estadual

Jaciara investe em nova praça e calçadão para impulsionar turismo com apoio estadual – CenárioMT…