A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, anunciou nesta terça-feira (15) a criação de sete novas linhas de ônibus na cidade. A medida, segundo ela, faz parte de um plano emergencial para melhorar o transporte público, um dos principais alvos de reclamação da população. As linhas já foram autorizadas, segundo ela.
Flávia garantiu que está dialogando com a empresa responsável e que já foram autorizadas novas linhas de ônibus. “Referente ao transporte, é fazer o start do plano de mobilidade urbana junto com a região metropolitana, para defina a maioria, a ampliar as linhas de ônibus, que nós já pedimos e já foi concedido pela empresa, a notificação da empresa, mais sete linhas de ônibus”, disse.
Essa é uma das ações anunciadas pela Flávia Moretti durante a apresentação de balanço dos 100 primeiros dias de gestão. Entre as medidas alcançadas destacadas por ela estão o pagamento de dívidas da administração anterior, investimentos em saneamento, abastecimento de água, melhorias no transporte público e a reestruturação da máquina pública.
No setor das finanças públicas, Flávia destacou o esforço para equilibrar as contas da prefeitura, revelando que foram pagos mais de R$ 60 milhões em dívidas herdadas da antiga gestão, comandada por Kalil Baracat. O montante, segundo ela, representa 43% do total da dívida, que ultrapassa os R$ 144 milhões.
O relatório também enfatiza os investimentos para corrigir falhas no abastecimento de água, uma das principais demandas da cidade. A prefeita explicou o andamento do processo de concessão e projetos estruturais para resolver o problema.
“A concessão já foi autorizada e estamos na fase de documentação, análise e elaboração do contrato com a Fipe. Também estamos levantando os recursos necessários para viabilizar o projeto de reserva e distribuição de água, com o objetivo de atender a população o mais rápido possível. Além disso, retomamos a obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Santa Maria, que estava parada há mais de 18 anos, desde a gestão do ex-prefeito Murilo”, afirmou.
De acordo com ela, a prefeitura está organizando os recursos para poder colocar na ETE e fazer a obra iniciar, para que, pelo menos, o primeiro reator comece a funcionar para sair do saneamento baixo.
A gestora também foi questionada sobre a situação estrutural da cidade, como ruas esburacadas e acúmulo de lixo em várias regiões. Ela alegou que a nova gestão recebeu uma estrutura sucateada e que o momento ainda é de reestruturação.

“Nós recebemos uma estrutura sucateada, com diversos maquinários estragados. Então, agora é a estruturação de um plano de trabalho pra iniciar essas correções após o término do período chuvoso.”
Novos secretários
A prefeita nomeou três novos secretários municipais durante coletiva, com as mudanças, já são seis trocas no primeiro escalão da gestão desde janeiro.
Assumem os cargos Cleiton Marino Santana, na Secretaria de Educação; Marcos José da Silva, na Secretaria de Gestão Fazendária; e Antônio Roberto Possas de Carvalho, na Secretaria de Administração. Os nomes substituem, respectivamente, padre Edson Sestari, José Francisco Mazzuco Filho e Nadir Araújo.
-
Flávia Moretti anuncia retirada de radares e troca mais três secretários em Várzea Grande