O prefeito de Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, Valdemar Gamba, conhecido como Chico Gamba, anunciou em vídeo publicado nas redes sociais que teve o mandato cassado por decisão da Justiça Eleitoral.
No pronunciamento, ele disse que vai recorrer da sentença e seguirá no cargo até que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) analise o caso.
“Recebi com indignação a decisão da justiça eleitoral que determinou a cassação do nosso mandato. Mas quero deixar claro: isso não nos abala! Fomos reeleitos com a maior votação da história de Alta Floresta, e vamos recorrer para que a vontade do povo seja respeitada”, declarou o prefeito.
No vídeo o prefeito reforça que seu trabalho é “diferenciado” e com isso está incomodando algumas pessoas.
Acusação e defesa
De acordo com o advogado do prefeito, Rodrigo Cyrineu, a acusação que resultou na cassação envolve suposto uso indevido de um perfil no Instagram chamado “Alta Floresta Mil Grau Off”, pois segundo a Justiça Eleitoral, a página teria sido utilizada para influenciar o eleitorado de maneira irregular.
A defesa argumenta que a conta oficial do prefeito havia sido hackeada e que a página mencionada foi cedida para ele como alternativa.
“Na visão da juíza, ele teria ludibriado os eleitores de Alta Floresta e isso teria causado um impacto na eleição. Nos parece que é uma sentença que superdimensionou. Esse fato, que não é um fato grave, não teve o impacto que foi colocado, porque ele foi reeleito com uma uma margem considerável de votos. Então, ainda que se entenda como irregular essa sessão, isso não não foi suficiente, não foi grave o suficiente para alterar o resultado da eleição” argumenta o advogado.
O advogado também destacou que a denúncia partiu de uma magistrada local, que relatou se sentir “ludibriada” ao perceber que a página passou a publicar conteúdo relacionado ao prefeito e sua gestão.
“Foi uma juíza da cidade, que não é a juíza eleitoral. Ela se sentiu ludibriada pelo fato de que ela tem como premissa não seguir políticos. E eu acho que ela seguia essa página e depois com as alterações, tudo devidamente comunicado à Justiça Eleitoral, passou a ter algumas mensagens e publicações do prefeito. Então ela fez uma denúncia ao promotor eleitoral”.
A decisão também atinge o vice-prefeito e outros membros da equipe de campanha. O processo está sob sigilo, e a defesa do prefeito aguarda a publicação oficial da sentença para apresentar recurso.
“Por conta dessas nuances e todo o arcabouço jurídico que permeia as discussões relacionadas ao abuso de poder, os próprios precedentes da TSE, nós temos tranquilidade que isso vai ser olhado de um modo diverso pelo tribunal”, afirmou Cyrineu.
-
Imposto de Renda: confira os documentos necessários para fazer a declaração