• Home
  • Política
  • Prefeito revoga doação de área ao Shopping Popular e envia nova proposta à Câmara

Prefeito revoga doação de área ao Shopping Popular e envia nova proposta à Câmara

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), decidiu manter sob domínio do Município o terreno destinado ao novo Shopping Popular e anunciou que enviará à Câmara Municipal um projeto de lei para que o espaço seja utilizado pelos comerciantes por meio de concessão pública, e não mais por doação definitiva.

 A mudança desfaz o acordo firmado na gestão anterior, comandada pelo ex-prefeito Emanuel Pinheiro (PSD), e vai estabelecer, sendo o atual gestor municipal, o prazo de uso entre 15 e 20 anos para os permissionários.

Prefeitura decide não abrir mão de área pública e muda doação para concessão do Shopping Popular. (Foto: Reprodução/Instagram)

A reversão atinge o convênio firmado no ano passado que transferia cerca de 11 mil m² do antigo Centro de Convivência de Idosos Padre Firmo Pinto Duarte Filho à Associação dos Camelôs de Cuiabá. Em troca, a entidade se comprometeria a instalar uma usina de energia solar para compensar o investimento público.

Abílio, contudo, afirma que que não cabe à Prefeitura renunciar a patrimônio público de maneira permanente, sobretudo sem garantia de retorno à coletividade. “Nós não vamos mais doar para o shopping, nem em permuta. Isso nós não vamos fazer. Vamos aprovar na Câmara uma concessão para que eles possam usar. Lá é um patrimônio do município, não faz sentido transferir para a iniciativa privada e doar o imóvel”, afirmou Abílio.

O prefeito também rejeitou a proposta de compensação por meio de uma usina de energia solar, apresentada como forma de pagamento pela área. Ele explicou que não há amparo jurídico para esse tipo de permuta. “Não tem como pagar o município com uma permuta de energia solar. Isso não existe. O sistema fotovoltaico não foi aceito porque não há base legal para isso”, completou.

Abilio ameaca demitir servidores
O prefeito Abilio Brunini ameaçou demitir servidores que comemorar morte de aliado de Donald Trump. (Foto: Instagram)

A revisão do modelo também atende posicionamento do Ministério Público Estadual (MPE), que havia se manifestado contra a doação, apontando risco de prejuízo ao erário e falhas na execução do contrato.

O Camelô

O Shopping Popular foi destruído por um incêndio em julho de 2024, provocado por um curto-circuito. Desde então, centenas de comerciantes atuam em estruturas provisórias, aguardando o a conclusão das obras do novo empreendimento que está em andamento. A expectativa é que o novo prédio seja inaugurado em abril do ano que vem, conforme o presidente da Associação, Misael Galvão.

Leia também – Novo prédio do Shopping Popular de Cuiabá começa a tomar forma

Segundo a Prefeitura, a concessão garante segurança jurídica para a reconstrução e preserva o controle do patrimônio pelo Município, permitindo o acompanhamento da gestão do espaço e a retomada da área ao final do contrato.

O projeto

A mensagem deve ser encaminhada para apreciação da Câmara de Vereadores nas próximas semanas e promete gerar grandes discussões, tendo em vista que parte dos vereadores que foram reeleitos no pleito do ano passado aprovaram o projeto de lei que garantiu a doação do terreno a Associação do Shopping Popular.

  1. Vânia assume Prefeitura de Cuiabá durante viagem internacional de Abilio

  2. Ranalli quer multar agressores, criar Guarda e defende educação sem sexualização; veja entrevista completa

  3. Prefeito de Cuiabá assina Declaração de Dubai

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Passagens internacionais de vereadores de Cuiabá custam mais de R$ 38 mil ao erário

A Câmara Municipal de Cuiabá desembolsou R$ 38.005,76 para compra das passagens aéreas de dois…

Jovem é morto por engano por facção em Diamantino

Jovem é morto por engano por facção em Diamantino – CenárioMT …

Lacerda critica lentidão do Estado e diz que MT precisa deixar de exportar riqueza bruta

O senador José Lacerda, PSD, defende que Mato Grosso precisa deixar de ser apenas um…