• Home
  • Política
  • Prefeitura de Várzea Grande decreta situação de emergência devido a chuvas

Prefeitura de Várzea Grande decreta situação de emergência devido a chuvas

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), decretou Situação de Emergência Pública no município, em razão do forte vendaval que atingiu a cidade na última quinta-feira (25), deixando um rastro de destruição em diversos bairros.

O Decreto Municipal nº 81/2025, que foi publicado na edição desta terça-feira (30), no Diário Oficial, estabelece medidas imediatas para socorro, assistência e recuperação das áreas atingidas.

A Prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL) decretou situação de emergência devido às chuvas que atingiram o município na última semana (Foto: Matheus Guimarães)

De acordo com a Defesa Civil Municipal, o temporal destelhou cerca de 100 residências, derrubou árvores e postes, interditou vias e causou prejuízos em prédios públicos e unidades de ensino, como a Escola Estadual ‘Honório Rodrigues Amorim’, na Cohab Celestino Henrique, que teve parte do telhado arrancado e precisou ser interditada após vistoria.

Desde a noite do ocorrido, a prefeitura está mobilizando uma força-tarefa envolvendo Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana e Secretaria de Assistência Social. As equipes estão atuando na retirada de entulhos, desobstrução de ruas, levantamento de danos e apoio direto às famílias afetadas.

Entre os bairros mais atingidos estão Residencial Júlio Domingos de Campos, Nova Esperança, Jardim Glória, Santa Isabel, Mapim, Jardim dos Estados e Celestino Henrique. Nestes locais, equipes continuam atuando em reparos emergenciais e no levantamento das necessidades mais urgentes da população.

O decreto de Situação de Emergência terá vigência de 90 dias, podendo ser prorrogado conforme a necessidade. Ele reconhece oficialmente a gravidade da situação e possibilita a abertura de créditos extraordinários, a requisição de bens e serviços e a contratação temporária de pessoal para garantir a resposta imediata ao desastre.

Também estabelece que a Defesa Civil Municipal deverá elaborar relatórios detalhados dos danos, cadastrar as famílias atingidas e instruir o processo de reconhecimento da situação de emergência junto ao governo do Estado e à União.

  1. Várzea Grande anuncia decreto de calamidade após estragos causados por temporal

  2. Teto desaba em escola estadual de Várzea Grande e aulas são suspensas

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Sebrae/MT lança curso gratuito sobre empreendedorismo climático durante a COP30

O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) anuncia o lançamento do curso “Empreendedorismo para os Desafios…

Associações de árbitros criticam STJD por punição a Ramon Abatti Abel: ‘Inadmissível’

Anaf e Abrafut se unem em defesa de árbitro e responsável por VAR de São…

Mato Grosso reúne seis cidades entre as mais violentas da Amazônia Legal, aponta FBSP

Mato Grosso reúne seis cidades entre as mais violentas da Amazônia Legal, aponta FBSP –…