• Home
  • Política
  • Prefeitura vai cortar descontos para cobrir extinção da taxa do lixo

Prefeitura vai cortar descontos para cobrir extinção da taxa do lixo

Para conseguir extinguir a taxa de lixo, a partir do próximo mês, a Prefeitura de Cuiabá não irá mais promover mutirões de conciliação ofertando descontos e pagamento facilitado para os contribuintes inadimplentes.

A taxa do lixo foi criada durante a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, em razão do marco legal do saneamento. (Foto: Prefeitura de Cuiabá)

A informação é do prefeito Abilio Brunini (PL). Segundo ele, a medida é necessária, pois, para extinguir a taxa do lixo, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) cobra uma justificativa sobre de onde serão retirados recursos, que irão compensar a ausência da arrecadação da tarifa que deixará de existir.

“Temos que apresentar ao Tribunal de Contas as medidas da onde nós vamos cortar despesas para poder romper com a taxa do lixo. […] A partir de agora nós não vamos dar mais descontos para multas, juros e taxas e coisa e tal, porque não vale a pena a gente penalizar com a taxa do lixo aquele cidadão que paga suas contas em dia, enquanto aqueles que optaram por não seguir o pagamento devido com o município, ficam tendo benefício”, justificou.

A taxa do lixo foi criada durante a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), em razão do marco legal do saneamento. A cobrança entrou em vigor em agosto de 2023, seguindo o calendário municipal de vencimentos.

A extinção da cobrança da taxa é uma promessa de campanha de Abilio. A medida foi aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito em abril deste ano.

No entanto, ainda não pode entrar em vigor por conta do decreto de calamidade financeira que está em vigência no município.

Diante disso, a revogação só terá efeito quando encerrar o período do decreto.

  1. Taxa de lixo, reforma e dívidas: os projetos que agitaram a Câmara de Cuiabá

  2. Prefeito de Cuiabá sanciona lei que revoga taxa de lixo

  3. Por unanimidade, taxa de lixo é derrubada pela Câmara de Cuiabá

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Bolsonaro é investigado por associar Lula a ditador sírio

O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou ao centro de uma polêmica judicial. O Ministério Público do…

Sine de Cuiabá abre a semana com 476 vagas de emprego

Sine de Cuiabá abre a semana com 476 vagas de emprego – CenárioMT …

Governo anuncia nesta 3ª plano de ajuda a setores impactados por tarifa dos EUA

O presidente Lula (PT) e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços,…