• Home
  • Política
  • Presidente da Confederação da Pesca é preso em flagrante por mentir à CPMI do INSS

Presidente da Confederação da Pesca é preso em flagrante por mentir à CPMI do INSS

O presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Abraão Lincoln Ferreira, foi preso em flagrante nesta segunda-feira (3) após prestar depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, em Brasília. A prisão foi determinada pelo relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (AL), sob a acusação de falso testemunho.

Durante o interrogatório, Gaspar apontou inconsistências e mentiras deliberadas no depoimento do dirigente sindical. Segundo o relator, Lincoln declarou ter renunciado à presidência da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), quando, na verdade, teria sido afastado por medida cautelar.

CPMI do INSS encerra depoimento com prisão de dirigente por falso testemunho e ocultação de vínculos. (Foto: Carlos Moura/Agência Senado)

O presidente da CBPA também foi acusado de omitir informações sobre sua relação com Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, e de falsear detalhes sobre o vínculo com Gabriel Negreiros, tesoureiro da confederação, além de mentir sobre o alcance da procuração concedida a Adelino Rodrigues Júnior.

“Adelino tinha amplos poderes para movimentar recursos da CBPA, e com esses poderes enviou R$ 59 mil para a esposa do procurador-geral do INSS da época, Virgílio Antônio, e R$ 430 mil para João Victor Fernandes em espécie”, afirmou Gaspar ao justificar o pedido de prisão.

Prisão em flagrante e reação da CPMI

Diante das contradições, o relator solicitou a prisão em flagrante por falso testemunho, o que foi acolhido pelo presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG). Ao anunciar a decisão, Viana destacou que a CPMI está “inaugurando um novo momento” no combate à corrupção e à impunidade.

“O silêncio também fala. Encerramos um ciclo de impunidade e começamos o tempo da verdade, em nome dos aposentados, das viúvas, dos órfãos e da esperança que ainda vive no coração do Brasil”, declarou o senador.

A CPMI

A CPMI do INSS investiga supostas fraudes em benefícios previdenciários e desvios de recursos públicos envolvendo servidores, empresários e dirigentes de entidades vinculadas à pesca e aquicultura. O depoimento de Abraão Lincoln era considerado peça-chave para esclarecer as relações financeiras e políticas entre a CBPA, a CNPA e ex-dirigentes do instituto.

A prisão do sindicalista marca um dos momentos mais tensos da comissão, que tem ampliado as frentes de investigação sobre corrupção e tráfico de influência em esquemas ligados à concessão de benefícios previdenciários e repasses federais a associações de pescadores.

  1. Leila Barros enfrenta deputado de MT na CPMI do INSS e dispara: “fica na sua”

  2. Deputada de MT e senadora batem-boca na CPMI do INSS

  3. Câmara vai investigar possível transfobia de deputado Abílio contra Erika Hilton

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Câmara aprova 42 proposições, incluindo seis Projetos de Lei, durante a 37ª sessão

Parlamentares aprovaram quatro Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo e outros dois apresentados…

Comissão especial inicia análise de projeto de lei para modernização do Código de Posturas de Lucas do Rio Verde

Comissão especial inicia análise de projeto de lei para modernização do Código de Posturas de…

Paula Calil comenta presença de Abilio na Câmara e dá nota 8 a prefeito

A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Paula Calil (PL), reconheceu que há desconforto entre…