• Home
  • Destaque
  • Primeira casa 3D do país é de MT! Veja o resultado dessa tecnologia

Primeira casa 3D do país é de MT! Veja o resultado dessa tecnologia

O que antes era apenas uma ideia das grandes construtoras tornou-se realidade em Mato Grosso. A primeira casa impressa em 3D do estado foi finalizada em dezembro de 2024, demonstrando que Mato Grosso não é apenas pioneiro no agronegócio, mas também na adoção de tecnologias inovadoras para a construção civil.

Estrutura da casa 3D. (Foto: Reprodução)

O projeto foi realizado pela Hom3D, empresa sediada em Sinop, a 503 km de Cuiabá, sob o comando do empresário Ederson Hoscher, CEO da companhia. A concepção arquitetônica ficou a cargo do escritório Leles, responsável pelo design da residência.

Localizada na região central do município, a construção teve sua parte estrutural concluída em pouco mais de 30 horas. Com 68 metros quadrados, a casa conta com dois quartos, sala, cozinha, banheiro social, lavanderia e varanda, combinando praticidade e funcionalidade em um espaço moderno e tecnológico.

Confira como foi a execução do projeto:

Ederson foi o vencedor da etapa de Sinop do Start & UP, evento realizado pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), em dezembro de 2024.

A execução do projeto é tão inovadora que as residências construídas nesse modelo, considerando o mesmo tamanho, chegam a ser aproximadamente 20% mais baratas do que as construções tradicionais. Além disso, o processo exige a contratação de menos mão de obra e gera uma quantidade significativamente menor de resíduos em comparação aos métodos convencionais.

“Teremos mais algumas construções em breve. Acredito que em 90 dias. A impressão 3D veio pra ficar, é uma realidade que vem crescendo. Países de primeiro mundo como Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos, já tem adotado em grande escala essa tecnologia.” afirma Ederson Hoscher, CEO da companhia

De acordo com a empresa, a casa foi construída utilizando uma impressora 3D de grande porte, combinada com diversos métodos construtivos inovadores.

Entre as tecnologias aplicadas estão o comando de voz para o sistema elétrico, telhado modular, instalação de chicotes elétricos durante a fase de impressão, hidráulica modular e conferências realizadas com equipamentos de precisão milimétrica, além de outros sistemas avançados que garantem eficiência e qualidade à construção.

Ficou curioso pra ver a casa? Confira abaixo:

casa 3D 2
Casa feita em impressora 3D. (Foto: Reprodução)

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

“Setor de energia deve apostar no Cerrado brasileiro”, diz sócio da CBIE Advisory

Na visão do Centro Brasileiro de Infraestrutura Advisory (CBIE), a opinião pública entende que o…

Mel artesanal de Sinop vai representar Mato Grosso na COP30

O hidromel Castilho Mead, produzido em Sinop, no norte de Mato Grosso pela Agroindústria Irmãos…

João Adibe afirma que valor de Patrocínio com Palmeiras não tem limite

Contrato com Patrocinadora tem valor fixo e mais variáveis O <a Palmeiras e a Cimed…