• Home
  • Economia
  • Primeiro mês de Trump alivia mercado e dólar cai mais de 5%

Primeiro mês de Trump alivia mercado e dólar cai mais de 5%

O primeiro mês de Donald Trump à frente da Casa Branca em seu segundo mandado, que se completa nesta quinta-feira (20), levou alívio aos mercados mundo afora e deu respiro às moedas que se enfraqueciam frente ao dólar.

Durante sua campanha à Casa Branca, Trump prometeu tarifas entre 10% e 20% para todas as importações aos Estados Unidos – além de percentuais mais elevados para China, México e Canadá. 30 dias após sua posse, no entanto, a sinalização não se concretizou.

Trump anunciou tarifas de 10% à China e de 25% ao México e Canadá – mas no caso dos países fronteiriços voltou atrás. Além disso, sinalizou taxas a setores específicos, como de aço, alumínio, automóveis e farmacêuticos.

 

 

No Brasil, os anúncios ainda preocupam – mas houve alívio nos mercados em relação às incertezas que pairavam no momento da eleição do republicano. Estas são palavras do próprio Banco Central (BC).

Em sua comunicação, o presidente da autoridade monetária, Gabriel Galípolo, tem indicado que ainda há incertezas sobre o “efeito Trump”, mas que os primeiros dias de seu governo aliviaram os mercados, impactando positivamente o real e outras moedas frente ao dólar.

Galípolo tem indicado que havia percepção de que a política tarifária de Trump iria desencadear o seguinte processo: elevação de preços nos Estados Unidos, consequente alta de juros pelo Federal Reserve (BC americano), valorização do dólar e desvalorização das demais moedas frente à divisa americana.

Sem anúncios imediatos, houve mudança de direção.

O dólar abre esta quinta-feira cotado a R$ 5,70. Em 20 de janeiro, no dia da posse de Trump, fechou no patamar de R$ 6,03. A queda é superior a 5%, em um período sem movimentações no cenário doméstico que justifiquem a variação.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso

As obras dos novos hospitais em Mato Grosso, no Araguaia, em Confresa, de Alta Floresta,…

Com Trump subindo o tom, Brasil e China aceleram negócios

O Brasil e a China têm se aproximado e estreitado laços comerciais no momento em…

Fórmula 1: Oscar Piastri vence o Grande Prêmio da Arábia Saudita

O australiano Oscar Piastri, da McLaren, conquistou o título do Grande Prêmio da Arábia Saudita…