• Home
  • Política
  • Professora abandona evento após ser interrompida pelo prefeito de Cuiabá

Professora abandona evento após ser interrompida pelo prefeito de Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), interrompeu a fala de uma palestrante durante a abertura da 15ª Conferência Municipal de Saúde após ela utilizar linguagem neutra em a apresentação. O episódio ocorreu na manhã desta terça-feira (30) e foi registrado em vídeo publicado pelo próprio prefeito nas redes sociais.

Durante a exposição, a professora Maria Inês da Silva Barbosa, mestre em Serviço Social e doutora em Saúde Pública pela USP (Universidade de São Paulo), utilizou expressões como “todos, todas e todes” ao se referir ao acesso universal à saúde.

Veja:

Ao perceber o uso da linguagem neutra, Abilio interrompeu a apresentação, afirmou que durante a gestão dele “não vai aceitar doutrinação ideológica” e solicitou que a palestrante adotasse a linguagem conforme os padrões adotados pela Prefeitura.

“Se a senhora puder conduzir uma discussão vocacional, uma discussão da saúde do município de Cuiabá, sem contaminação ideológica, eu vou agradecer”, disse o prefeito no vídeo divulgado em seu perfil.

A professora respondeu afirmando que se retiraria voluntariamente do local, e reiterou que o acesso à saúde deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de gênero, orientação ou identidade.

Nota oficial da prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Cuiabá afirmou que o uso de linguagem neutra não será permitido em eventos oficiais organizados pelo Executivo Municipal, com base no compromisso com a norma culta da língua portuguesa e na neutralidade ideológica das políticas públicas.

A administração também destacou que a Conferência Municipal de Saúde é um espaço técnico e oficial, e que, por isso, deve seguir os padrões institucionais de comunicação e conduta.

Veja nota na íntegra ao final da matéria.

Repercussão

O caso gerou repercussão entre entidades e movimentos sociais. O Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (IMUNE/MT) divulgou nota de repúdio, classificando a atitude do prefeito como intolerante e desrespeitosa. O texto também destacou que o uso de pronomes neutros é uma forma de promover inclusão e que a conferência é organizada pelo Conselho Municipal de Saúde, órgão independente da prefeitura.

Nota:

A Prefeitura de Cuiabá esclarece que, por orientação direta do prefeito Abilio Brunini, não será permitido o uso de linguagem neutra em eventos e espaços institucionais patrocinados pelo Poder Executivo Municipal. A medida se baseia no compromisso com a preservação da norma culta da língua portuguesa e na neutralidade ideológica das ações públicas.

A declaração do prefeito foi feita durante a abertura da 15ª Conferência Municipal de Saúde, após a constatação de que uma palestrante do evento utilizou expressões que distorcem a linguagem oficial adotada no país. Antes mesmo do início da palestra, o prefeito solicitou que a apresentação fosse ajustada de acordo com os padrões da comunicação oficial da Prefeitura.

“A Conferência Municipal de Saúde é um instrumento oficial, patrocinado pelo município, que trata do planejamento de políticas públicas que impactarão a vida da população nos próximos anos. Por isso, é fundamental que esse ambiente seja conduzido com responsabilidade e isenção ideológica”, afirmou Abilio.

O prefeito reforçou que todas as pessoas têm espaço garantido na gestão municipal, independentemente de raça, orientação sexual, religião ou posicionamento político. No entanto, destacou que manifestações ideológicas, de qualquer vertente, não devem interferir na condução técnica das políticas públicas nem na linguagem adotada nas ações oficiais do Executivo.

“Em Cuiabá, todas as pessoas serão respeitadas e acolhidas. Mas, como gestor público, não permitirei que espaços oficiais sejam utilizados para promover qualquer tipo de militância ideológica. A política pública será debatida com base na legalidade, na clareza e na norma da língua portuguesa, que é o idioma oficial do nosso país”, completou.

A Prefeitura reitera o compromisso com o respeito, a inclusão e a transparência, assegurando que o debate democrático se mantenha aberto, mas sempre dentro dos princípios que regem a administração pública.

  1. Cuiabá anuncia nova secretária de Saúde

  2. Secretária de Saúde deve deixar gestão Abílio

  3. Impasse entre prefeitura e CS Mobi será tratado em mesa técnica do TCE

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Homem é preso em Alta Floresta após condenação por estupro de vulnerável

Homem é preso em Alta Floresta após condenação por estupro de vulnerável – CenárioMT …

Câmara declara perda de mandato de 7 deputados federais; confira

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) declarou na última terça-feira (29) a…

Operação Lei Seca prende foragido e retira 36 motos em Cuiabá

Operação Lei Seca prende foragido e retira 36 motos em Cuiabá – CenárioMT …