O programa federal Luz Para Todos já garantiu acesso à energia elétrica para cerca de 500 mil brasileiros entre 2023 e 2025, com 123,2 mil novas ligações realizadas. A iniciativa, relançada pelo Governo em 2023, prevê investimentos de R$ 3 bilhões em 2026, com meta de 80 mil novas conexões.
Até 2028, dentro do Novo PAC, o objetivo é chegar a 400 mil novas ligações, mais da metade delas na Amazônia Legal.
Criado em 2003, durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Luz Para Todos já levou energia para 3,7 milhões de famílias, beneficiando cerca de 17,7 milhões de pessoas, com investimentos acumulados de R$ 27 bilhões.
O programa é considerado o maior de universalização de energia elétrica do mundo e tem priorizado soluções sustentáveis, como sistemas solares fotovoltaicos em comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e tradicionais.
Durante evento realizado na última terça-feira (19), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou a expansão do programa, dizendo que é direito básico o acesso a esse serviço.
O presidente da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), Marlos Costa de Andrade, reforçou que o objetivo é diminuir desigualdades e promover desenvolvimento social.

O governo estima que até 2026 mais de 2 milhões de famílias sejam beneficiadas pelo programa, reforçando o compromisso de universalizar o acesso à energia elétrica em todo o território nacional.