• Home
  • Política
  • Projeto acaba com taxa de 8% do governo sobre empréstimos consignados

Projeto acaba com taxa de 8% do governo sobre empréstimos consignados

O governo do Estado vai encaminhar a Assembleia Legislativa um projeto de lei que prevê o cancelamento da cobrança de tarifa administrativa em cima dos contratos efetuados pelas empresas responsávaies pelos consignados dos servidores públicos estaduais.

A medida foi anunciada pelo secretário de Gestão e Planejamento, Basílio Bezerra, na manhã desta sexta-feira (6), em audiência pública realizada na Assemblei Legislativa.

Secretário de Planejamento de Mato Grosso Basílio Bezerra – (Foto:Christiano Antonucci)

“Vamos cancelar a cobrança de qualquer tarifa administrativa relativa ao Fundesp – Fundo de Desenvolvimento do Sistema de Pessoal -, relativo ao Desenvolve MT, assim que a lei for aprovada”, disse o integrante do primeiro escalão estadual.

Atualmente, é cobrado uma taxa de 3% sobre os empréstimos consignados dos servidores públicos estaduais, e outra taxa de 5% sobre consignados de previdência privada e seguros contratados pelos trabalhadores.

A lei complementar nº 221/2005 reestruturou o Fundesp e estipulou a cobrança de 5% sobre os descontos consignados em folha de pagamento por meio de companhias de seguros e de entidades de previdência privada. Depois, com o decreto nº 691/2016, o Estado criou também a cobrança de 3% sobre outros consignados, incluindo empréstimos realizados por cooperativas, instituições financeiras, entidades administradoras de cartão de crédito e entidades administradoras de cartão consignado de benefício.

Durante a audiência Pública, Basílio ainda anunciou a criação de uma ouvidoria para tratar, especificamente, sobre as denúncias envolvendo os empréstimos consignados.

“Vai ser criada uma ouvidoria central do estado de Mato Grosso, onde todos os poderes participarão, a fim de receber denúncias sobre esse assunto, e centralizar, para que a gente consiga dirimir esses processos, inclusive processos que possam culminar em sanções para empresas, na restituição de valores ao servidor quando for devido”, finalizou.

  1. Mutirão auxilia servidores endividados com consignados em MT; veja como ser atendido

  2. TCE quer suspender todos os consignados que ultrapassem 35% do salário

  3. Mutirão auxilia servidores endividados com consignados em MT; veja como ser atendido

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Zé Dirceu fala sobre relação com Lula: “trabalhamos por telepatia”

O ex-ministro da Casa Civil Zé Dirceu (PT) falou, durante entrevista ao podcast Política de…

Sintep-MT notifica Seduc para viabilizar hora-atividade remota

O Sintep-MT notificou extrajudicialmente a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) sobre o que considera contradições…

IEL abre 69 vagas de estágio em várias cidades de MT

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está com 69 vagas de estágio abertas em Mato Grosso,…