• Home
  • Política
  • Projeto autoriza Câmara de Cuiabá a custear passagens de vereadores em missão internacional

Projeto autoriza Câmara de Cuiabá a custear passagens de vereadores em missão internacional

A Câmara Municipal de Cuiabá pretende instituir uma Comissão Temporária de Representação para participar de dois encontros internacionais voltados à inovação urbana, sustentabilidade e captação de investimentos. A medida foi proposta pela Mesa Diretora por meio do Projeto de Resolução nº 37/2025.

A iniciativa autoriza o Legislativo a custear as passagens aéreas dos representantes do Legislativo Municipal, desde que haja autorização prévia do plenário e disponibilidade no orçamento da Casa. A proposta, no entanto, não detalha o pagamento de outras despesas, como hospedagem ou diárias.

Projeto autoriza Câmara de Cuiabá a custear passagem de vereadores para acompanhar o prefeito em missão internacional no Emirados Árabes. (Foto: Ascom/Câmara)

A comissão será composta pelos vereadores Eduardo Magalhães, que presidirá o grupo, e Demilson Nogueira, que atuará como membro. Os parlamentares acompanharão o prefeito Abilio Brunini (PL) em dois eventos internacionais: a Cúpula das Cidades Ásia-Pacífico 2025 (APCS), em Dubai, e a China International Import Expo (CIIE 2025), em Xangai.

Design sem nome 2025 10 14T073413.605

Segundo a justificativa do projeto, a proposta busca aproximar o Legislativo das discussões globais sobre inovação e sustentabilidade, além de fortalecer a diplomacia municipal e promover novas parcerias institucionais.

“A participação da Câmara representa uma oportunidade de projetar Cuiabá no cenário internacional e de buscar referências em políticas públicas e governança moderna”, destacou a presidente Paula Calil na propositura.

Encontros internacionais

A Cúpula das Cidades da Ásia-Pacífico, marcada para os dias 27 a 29 de novembro de 2025, ocorrerá na Expo City Dubai e reunirá autoridades, empresários e especialistas para debater soluções tecnológicas e práticas sustentáveis de gestão urbana.

Já a China International Import Expo, que acontecerá entre 4 e 9 de novembro, em Xangai, é uma das maiores feiras do mundo dedicadas a comércio internacional e investimentos, com participação de países e empresas de setores como agroindústria, infraestrutura, tecnologia e saúde.

Relatório e transparência

Após o retorno das viagens, os vereadores deverão apresentar, em até 15 dias, um relatório detalhado das atividades e resultados obtidos durante as missões. O documento será submetido à Mesa Diretora e debatido em plenário, como forma de garantir transparência e prestação de contas.

Com a criação da comissão, o Parlamento cuiabano pretende fortalecer seu papel de interlocutor institucional e alinhá-lo às políticas de inovação e sustentabilidade que vêm orientando o desenvolvimento de grandes cidades pelo mundo.

  1. Escolas municipais poderão ter vigilância por câmeras

  2. Três tradições cuiabanas podem ser reconhecidas como patrimônios culturais imateriais

  3. CPI da CS Mobi: impasse adia relatório que pode indiciar ex-prefeito Emanuel Pinheiro

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

MT estima arrecadar R$ 2,76 bilhões a mais em 2026

O orçamento de Mato Grosso para 2026 prevê receita total de R$ 40,79 bilhões, um…

Ações da Assistência Social impactam cerca de 880 crianças em Sinop

Ações da Assistência Social impactam cerca de 880 crianças em Sinop – CenárioMT …

Projeto autoriza Câmara de Cuiabá a custear passagens de vereadores em missão internacional

A Câmara Municipal de Cuiabá pretende instituir uma Comissão Temporária de Representação para participar de…