• Home
  • Política
  • Projeto proíbe instalação de motéis em um raio de 5 km de escolas em Cuiabá

Projeto proíbe instalação de motéis em um raio de 5 km de escolas em Cuiabá

Está tramitando na Câmara de Cuiabá um projeto de lei que visa proibir a instalação de motéis em um raio de até cinco quilômetros de escolas públicas e privadas da capital. A proposta foi apresentada pelo vereador tenente coronel Dias (Cidadana) e visa, sendo o autor, resguardar a integridade moral, psicológica e social de crianças e adolescentes, impedindo a presença de estabelecimentos voltados à atividade sexual nas proximidades de unidades de ensino.

Projeto de lei visa proibir instalação de motéis em um raio de 5 km de escolas. (Foto: reprodução)

Para ele, “a presença de estabelecimentos voltados para a atividade sexual nas proximidades de unidades escolares compromete o ambiente educativo e pode expor os estudantes a situações de risco, erotização precoce e vulnerabilidade social”.

“Além disso, tal proximidade pode gerar transtornos à ordem urbana, como aumento de fluxo de pessoas e veículos, situações de insegurança e desvalorização do entorno escolar. Ao estabelecer a distância mínima de 5 quilômetros, o Município promove uma barreira protetiva que preserva a comunidade escolar, fortalecendo a política pública de proteção integral à infância e adolescência, em conformidade também com os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse o parlamentar.

Dessa forma, o vereador afirma que a proposta busca garantir que o espaço educacional esteja livre de influências incompatíveis com sua função social, preservando a moralidade pública, a segurança dos estudantes e a tranquilidade da vizinhança.

O texto, inclusive, prevê penalidades em caso de descumprimento, como cassação imediata do alvará de funcionamento dos estabelecimentos, sem prejuízo de outras sanções administrativas, civis e penais.

Coronel Dias
A proposta foi apresentada pelo vereador tenente coronel Dias (Cidadana). (Foto: Câmara de Cuiabá)

A fiscalização ficará a cargo do Poder Executivo, que deverá regulamentar a lei, definindo critérios e atribuições dos órgãos competentes.

Para o autor, a instalação de motéis próximos a escolas pode gerar riscos como erotização precoce, exposição a situações de vulnerabilidade social e comprometimento do ambiente educativo. Além disso, ele argumenta que a presença desses estabelecimentos provoca transtornos à ordem urbana, como aumento do fluxo de pessoas e veículos, insegurança e desvalorização do entorno escolar.

Com a definição de uma distância mínima de cinco quilômetros, a lei busca criar uma barreira protetiva em torno da comunidade escolar, garantindo que os espaços destinados à educação estejam livres de influências consideradas incompatíveis com sua função social.

  1. Mãe de criança encontrada em motel é solta e tem guarda restabelecida

  2. Casal se passa por cliente e foge com dinheiro de motel

  3. Jovem é agredida em motel pelo ex e cena é transmitida ao vivo

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Politec procura por familiares de vítimas identificadas no interior de Mato Grosso

Politec procura por familiares de vítimas identificadas no interior de Mato Grosso – CenárioMT …

Fiscalização da Lei Seca em Cuiabá prende 13 condutores embriagados na madrugada deste sábado

Fiscalização da Lei Seca em Cuiabá prende 13 condutores embriagados na madrugada deste sábado –…

Arte que transforma: Escola Márcio Schabatt Souza emociona e vence o FETRAN com a força de uma educação humana

Arte que transforma: Escola Márcio Schabatt Souza emociona e vence o FETRAN com a força…