• Home
  • Política
  • Projeto propõe retorno de moradores de rua de Cuiabá às cidades de origem

Projeto propõe retorno de moradores de rua de Cuiabá às cidades de origem

O vereador por Cuiabá, Rafael Ranalli (PL) apresentou na Câmara de Cuiabá um projeto de lei que cria o programa “De volta para minha terra” destinado, principalmente, às pessoas que vivem em situação de rua, na capital. O texto deve ser analisado na próxima sessão ordinária da Casa de Leis.

A Câmara de Cuiabá irá analisar um projeto que custeia a volta de moradores em situação de rua as cidades de origem. (Foto: Ilustrativa/Renata Fontoura)

O projeto prevê que o programa seja voltado às pessoas que comprovem situação de vulnerabilidade e que tenham algum tipo de laço familiar ou comunitário no local de destino.

Entre os benefícios previstos estão o custeio do transporte, auxílio para envio de pertences, emissão de documentos, articulação com programas sociais e encaminhamento a redes de assistência, tanto em Cuiabá quanto na cidade de destino.

Segundo o texto de Ranalli, caberá ao prefeito Abílio Brunini (PL) definir o órgão responsável pela execução do programa, que também deverá criar uma plataforma online e uma central telefônica para facilitar o acesso da população.

rafael ranalli 2
Foto: reprodução.

A proposta é baseada em uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que indica que Cuiabá tem hoje 1.238 pessoas vivendo em situação de rua. No ranking nacional, Mato Grosso ocupa a 13ª posição, com mais de 3 mil pessoas nessa condição. 

“A gente sabe que muitas pessoa vem para cá, se envolvem em coisas erradas, em um vício que não conseguem sair. Tenho o suporte de família e conhecidos, fica mais fácil sair dessa situação. Então, estamos propondo que a prefeitura crie mecanismos de catálogo dessas pessoas e, assim, invista em infraestrutura para essas pessoas voltarem aos seus estados de origem”, disse o vereador nesta terça-feira (17).

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

R$ 120 milhões em Fraude do Milho: Megaoperação “Agrofraude” prende golpistas em Cuiabá, Várzea Grande e Campo Verde

R$ 120 milhões em Fraude do Milho: Megaoperação “Agrofraude” prende golpistas em Cuiabá, Várzea Grande…

Neri Geller chama Alexandre de Moraes de “popstar”, critica extremismo no agro e é contra anistia

O ex-ministro da Agricultura Neri Geller fez declarações polêmicas no novo episódio do Podcast Política…

Prefeitura de Várzea Grande inicia entrega de kits emergenciais às famílias atingidas por vendaval

Prefeitura de Várzea Grande inicia entrega de kits emergenciais às famílias atingidas por vendaval –…