proposta avança na Câmara de Cuiabá

Tramita na Câmara de Cuiabá um projeto de lei que autoriza a implantação da leitura da Bíblia nas escolas da rede municipal. A proposta de autoria do vereador Dilemário Alencar (União Brasil) foi apresentada durante a sessão desta quinta-feira (5).

O vereador de Cuiabá, Dilemário Alencar (UB) é autor do projeto que dispõe sobre a leitura da Bíblia nas escolas de Cuiabá. Foto: Pexels.

Segundo informou a assessoria da Câmara de Cuiabá, o projeto agora será encaminhado à Secretaria de Comissões, para ser distribuído às comissões temáticas.

Conforme o texto – disponível no portal da Câmara de Cuiabá -, a leitura do livro religioso será implantada como “recurso paradidático para a disseminação cultural, histórica, geográfica e arqueológica”.

O projeto ressalta que a participação dos alunos nas atividades não será obrigatória, garantindo o respeito à liberdade religiosa, conforme previsto na Constituição Federal.

Sala de aula rede municipal Cuiaba
Um projeto de lei que será analisado propõe a leitura da Bíblia nas escolas da rede municipal de Cuiabá. Foto: Jorge Pinho/Prefeitura de Cuiabá.

“As histórias bíblicas utilizadas deverão auxiliar os projetos escolares de ensino correlatos nas áreas
de história, literatura, ensino religioso, artes e filosofia, bem como outras atividades pedagógicas complementares pertinentes”, diz parágrafo único do projeto.

Na justificativa do projeto, Dilemário Alencar cita dados do Guinness World Records, que apontam a Bíblia como o livro mais lido do mundo, com mais de cinco bilhões de cópias vendidas ao longo da história.

O parlamentar argumenta ainda que, além de sua relevância religiosa, a Bíblia possui valor histórico, apresentando descrições detalhadas de períodos antigos. O projeto completo pode ser lido clicando aqui.

Dilemario Alencar
O vereador Dilemário Alencar (UB) é autor do projeto de lei que autoriza a implementação da leitura da Bíblia nas escolas como material pedagógico. Foto: Danielly Santos/Câmara de Cuiabá.

Projeto semelhante já foi rejeitado na Casa de Leis

No final de 2024, o vereador Rodrigo Arruda e Sá (PSDB) apresentou um projeto de lei semelhante na Câmara Municipal, propondo a leitura do livro sagrado nas escolas públicas e privadas de Cuiabá. A proposta foi encaminhada para análise das comissões temáticas, mas acabou sendo rejeitada.

  1. Vereador propõe leitura bíblica em escolas de Cuiabá e pesquisador contesta: estado é laico

Mesma lei em Mato Grosso

Já em Sinop, a 503 km de Cuiabá, foi sancionada a lei que autoriza a leitura de trechos bíblicos como recurso paradidático para divulgação cultural, histórica, geográfica e arqueológica de seu conteúdo em respeito à Constituição.

  1. Lei propõe a leitura da Bíblia nas escolas particulares e públicas de Sinop

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Acidentes com animais peçonhentos caem 18% em Mato Grosso, mas casos com escorpiões preocupam

Acidentes com animais peçonhentos caem 18% em Mato Grosso, mas casos com escorpiões preocupam –…

Motociclista morre em colisão frontal na BR-163 em Sorriso

Motociclista morre em colisão frontal na BR-163 em Sorriso – CenárioMT …

Mulheres representam 12% dos deputados mais influentes da Câmara, aponta estudo

Um levantamento publicado pela revista Super Interessante na semana passada revela que o poder na Câmara dos…