O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, sancionou a reforma administrativa. As mudanças foram publicadas na Gazeta Municipal desta sexta-feira (21) e trazem novidades para diversas áreas da gestão.
Uma das principais alterações é a redução de 43 cargos comissionados, diminuindo de 812 para 769.
A reforma também marca a criação de duas novas secretarias: a Secretaria Municipal de Segurança Pública, comandada pela Coronel da Polícia Militar, Francyanne Siqueira Chaves Lacerda, e a Secretaria Municipal de Cultura, desvinculada da área de Esportes e liderada pelo músico Johnny Everson.
Outras mudanças importantes incluem a transformação da Secretaria de Fazenda em Secretaria Municipal de Economia, sob a responsabilidade de Marcelo Bussiki, e a alteração na Secretaria de Agricultura e Trabalho, que perde a atribuição de desenvolvimento econômico para a Secretaria Municipal de Turismo, agora chamada de Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico.
A Limpurb também passa por reestruturação, com o cargo de diretor sendo reclassificado para o nível de adjunto da Secretaria de Obras, visando maior organização e eficiência.
Apesar das mudanças, segunda a prefeitura a criação das novas secretarias não acarretará em aumento de gastos para o Executivo, já que haverá apenas remanejamento de servidores para as novas funções.
Com essas mudanças, a gestão municipal busca modernizar a administração, torná-la mais eficiente e alinhada com as necessidades da população.