O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), oficializou mudanças em seu secretariado nesta segunda-feira (27), com a publicação de decretos no DOE (Diário Oficial do Estado). A alteração ocorre na Casa Civil, a um ano das eleições gerais de 2026, e é vista nos bastidores como um movimento político estratégico em meio às pretensões aos cargos públicos.
Conforme as publicações, foi exonerado, a pedido, João Eduardo Barbosa Rocha do cargo de Secretário de Estado da Casa Civil, função que ocupava desde o início da atual gestão de Riedel. Em seguida, outro decreto exonerou Walter Benedito Carneiro Júnior do cargo de Secretário-Adjunto da Casa Civil, para que ele fosse nomeado secretário titular da pasta.
Com a nomeação, Walter Carneiro Júnior passa a ocupar o cargo de Secretário de Estado da Casa Civil, com remuneração de R$ 34.398,40.
A Casa Civil é uma das pastas mais estratégicas do governo estadual, responsável pela articulação política e institucional entre o Executivo, o Legislativo e demais órgãos públicos.
Nas redes sociais, Walter chegou a fazer postagem ao lado de Eduardo Rocha às vésperas de sua exoneração.
Trajetória de Walter Carneiro Júnior
Natural de Dourados, Walter Benedito Carneiro Júnior conta com atuação nos setores de pecuária e agricultura. Walter é graduado em Direito e em Publicidade e Marketing. Advogado desde o ano 2000.
Atuou como consultor técnico legislativo na Câmara dos Deputados (2003–2007), membro do Conselho de Administração da Sanesul (2007–2010) e Secretário de Fazenda de Dourados (2011–2014), quando também presidiu o Conselho dos Secretários de Fazenda dos Municípios de Mato Grosso do Sul (CONFAZ/MS).
No governo estadual, desempenhou funções de assessoramento superior (2015–2018) e foi diretor-presidente da Sanesul (2019–2023). Mais recentemente, atuava como secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), acumulando cargos em conselhos como o da FUNSAU, MS Mineral e CEFCO.