• Home
  • Política
  • saiba os prazos das obras da estrada entre MS e Chile

saiba os prazos das obras da estrada entre MS e Chile

Campo Grande está sediando o Seminário Internacional da Rota Bioceânica e o 6º Foro de los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceánico. Durante a abertura do evento, na noite dessa terça-feira (18), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, alguns prazos foram reforçados para a concretização da megaestrada que vai ligar Mato Grosso do Sul aos portos do Chile no oceano Pacífico passando pelo Chaco paraguaio e pela Argentina.

Instrumentista Marcelo Loureiro tocou no violão os hinos nacionais da Argentina, Chile, Paraguai e Brasil durante abertura do Seminário Internacional da Rota Bioceânica em Campo Grande, em 18 de fevereiro de 2025 (Foto: Fernando da Mata)
  1. Rota Bioceânica pode ser alternativa ao Canal do Panamá com crise dos EUA

Principal gargalo, a construção da ponte binacional entre Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta (Alto Paraguay) tem avanço de mais de 65% e deve ser concluída no primeiro trimestre de 2026, segundo o MOPC (Ministério das Obras Públicas e Comunicações) do Paraguai. A travessia terá extensão de 1.294 metros, dividida em três partes: duas constituirão os viadutos de acesso em ambas as margens do rio; e uma corresponderá à parte estaiada, com 632 metros, com vão central de 350 metros.

Obra da ponte da Rota Bioceânica sobre o rio Paraguai entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta (Foto: Itaipu Binacional)
Obra da ponte da Rota Bioceânica sobre o rio Paraguai entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta (Foto: Itaipu Binacional)

Em paralelo, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, falou sobre as obras do lado brasileiro: implantação e pavimentação do acesso à ponte internacional sobre o rio Paraguai, contorno rodoviário de Porto Murtinho na BR-267/MS – de pouco mais de 13 quilômetros – e centro aduaneiro de controle de fronteira.

“Se não tiver chuva, nós temos condições, já no final de 2026, inaugurar a alça, que é muito longa, uma obra de engenharia muito complexa, porque é suspensa. Se a chuva não permitir, início de 2027. Com isso já vem junto a alfândega e já falamos com o ministro da Justiça sobre a segurança de fronteira. Isso vai trazer muita riqueza, não só para Mato Grosso do Sul e o Brasil, mas para os países vizinhos”, declarou Simone Tebet.

No lado paraguaio, as obras de pavimentação de 225 quilômetros da parte final da PY-15, conhecida como Picada 500, entre Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo, na fronteira com a Argentina, devem ser concluídas junto com a ponte, em 2026. O projeto compreende, além do asfalto na rodovia, a construção e instalação do Centro de Controle de Fronteira em Pozo Hondo, dois postos de pesagem e pedágios.

Obra de pavimentação na parte final da PY-15, conhecida como Picada 500, entre Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo, trecho da Rota Bioceânica no Paraguai (Foto: MOPC Paraguay)
Obra de pavimentação na parte final da PY-15, conhecida como Picada 500, entre Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo, trecho da Rota Bioceânica no Paraguai (Foto: MOPC Paraguay)

Outro trecho que falta asfaltar na Rota Bioceânica é o de pouco mais de 20 quilômetros na Argentina, logo após a fronteira com o Paraguai em Misión La Paz. Ao Primeira Página, a presidente-executiva do Fonplata – Banco de Desenvolvimento, Luciana Botafogo, afirmou que isso ainda está em negociação com o governo argentino.

“Se tudo der certo, vamos aprovar o projeto em junho deste ano. A gente precisa fazer essa negociação, mas existe essa vontade, tanto da província de Salta quanto do governo argentino. Começando este ano, são de três a quatro anos de obra. Aí completa o trecho todo”, garantiu Luciana Botafogo.

A presidente do banco de desenvolvimento das cinco nações da Bacia do Prata destacou também que a segunda ponte sobre o rio Pilcomayo – entre Pozo Hondo (Paraguai) e Misión La Paz (Argentina) está em fase de projeto executivo.

O seminário

O Seminário Internacional da Rota Bioceânica em Campo Grande, que segue até quinta-feira (20), reúne autoridades e participantes do Brasil, Paraguai, Argentina, Chile e outros países. No discurso durante a abertura, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, declarou que os países terão desafios muito grandes pela frente.

“Foi dito que a integração física era o primeiro passo, e que a integração digital é fundamental. Mas a fluidez dessa rota no mesmo nível que as relações estão se estabelecendo, de fraternidade e aprendizado uns com os outros, é um desafio para as nossas diplomacias”, afirmou o chefe do Executivo sul-mato-grossense.

Nesse sentido, o presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, pontuou que reduzir a burocracia aduaneira será fundamental para garantir a competitividade da Rota Bioceânica no futuro.

“Se não avançarmos na modernização dos trâmites alfandegários, corremos o risco de ver esse grande projeto esbarrar em barreiras criadas por nós mesmos. Vamos economizar tempo com a rota, mas precisamos nos preocupar com a forma como a carga será movimentada, quer na saída do Brasil, quer na chegada em cada um dos países envolvidos. Cada governador que está aqui hoje tem o papel fundamental de reduzir esses entraves nos seus estados, para que não se criem burocracias além daquelas que já existem”, frisou Longen.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETO DO SEMINÁRIO

A Rota Bioceânica

O Corredor Bioceânico de Capricórnio tem 3.320 km de extensão, que conectará o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, passando por Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Só de Campo Grande ao litoral do Chile, são cerca de 2,5 mil quilômetros passando por: Porto Murtinho (MS); pelo Chaco paraguaio de Carmelo Peralta a Pozo Hondo; pelo norte da Argentina em cidades como San Salvador de Jujuy e Salta; por San Pedro de Atacama até os portos chilenos de Iquique e Antofagasta.

Esta rota promete transformar a logística regional e global, trazendo uma série de benefícios econômicos e operacionais para os países envolvidos.

Mapa mostra rotas do Corredor Bioceânico Capricórnio (Foto: Ministério dos Transportes)
Mapa mostra rotas do Corredor Bioceânico Capricórnio (Foto: Ministério dos Transportes)

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jovem de 28 anos morre em grave acidente na rodovia MT-246 em Mato Grosso

Jovem de 28 anos morre em grave acidente na rodovia MT-246 em Mato Grosso –…

Bombeiros combatem incêndios em Mato Grosso, mas focos em terras indígenas ficam sem atendimento

Bombeiros combatem incêndios em Mato Grosso, mas focos em terras indígenas ficam sem atendimento –…

Filha do governador de MT se casa em cerimônia intimista em SP

A filha mais velha do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, e da primeira-dama, Virginia…