Com foco em gestão estratégica, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande deu início a uma nova fase nesta segunda-feira (4). O secretário recém-nomeado da pasta, Igor Cunha, apresentou seu plano de trabalho com o objetivo de elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município até 2027. As metas estipuladas são alcançar nota 6.2 nos anos iniciais e 5.5 nos anos finais do Ensino Fundamental.
A estratégia da nova gestão está ancorada nos dois pilares que compõem o IDEB: desempenho dos alunos nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e taxa de aprovação escolar. Para isso, o plano prevê ações como aplicação de simulados trimestrais com base no SAEB, aulas de reforço direcionadas à leitura e matemática, avaliações contínuas, ampliação do contraturno, busca ativa para reduzir a evasão escolar e fortalecimento do apoio psicossocial aos estudantes.
Leia também – 12ª troca: novo secretário de Educação de Várzea Grande é anunciado
Outra iniciativa será o lançamento das campanhas “Várzea Grande rumo ao IDEB 6.0” e “Selo de Escola Destaque no IDEB por Etapa”, que visam valorizar o desempenho das unidades escolares e incentivar a excelência na rede municipal. O plano inclui ainda o envolvimento das famílias no processo educacional, por meio do projeto “Família Nota 10”, além de intensificar a capacitação continuada de professores e técnicos da educação.
Durante a apresentação do plano, Igor Cunha destacou que sua gestão prioriza o aproveitamento de talentos internos, valorizando os servidores da própria rede municipal. A nova equipe da Secretaria foi formada integralmente por profissionais da casa: a professora e servidora efetiva Eva de Paulo assume a subsecretaria da pasta; o professor Gilmar Mussa de Moraes será o superintendente de Gestão Escolar; e a professora Wilcimara Carnelós ficará à frente da superintendência Pedagógica.
Leia também – Empossado em abril, secretário de Educação pede exoneração em Várzea Grande
A reunião contou com a presença do vice-prefeito Tião da Zaeli (PL), que reforçou a importância de tornar a escola pública mais atrativa e eficiente, tanto para estudantes quanto para profissionais da educação. “Vamos focar no ensino-aprendizagem e destacar as melhores performances de professores e escolas, entregando uma gestão de excelência para o município”, afirmou Zaeli.
-
Cuiabá muda avaliação escolar e adota notas numéricas a partir deste 2º semestre
-
Tem dívida com o Fies? MEC anuncia renegociação; veja detalhes
-
Suspeito de agredir estudante na UFMT é detido e encaminhado para exames