• Home
  • Política
  • Senadores brasileiros alinham estratégia antes de encontros com autoridades dos EUA

Senadores brasileiros alinham estratégia antes de encontros com autoridades dos EUA

Uma comitiva de senadores brasileiros já está em Washington, nos Estados Unidos, com o objetivo de construir uma frente de diálogo diplomático e econômico diante das tarifas de 50% impostas pelo governo norte-americano às exportações do Brasil. O grupo realizou, neste sábado (26), uma reunião preparatória para alinhar os temas prioritários que serão debatidos com autoridades e empresários norte-americanos ao longo da semana.

Comitiva do Senado se prepara para reuniões com autoridades americanas. (Foto: reprodução Instagram)

Estão na missão parlamentar os senadores Teresa Cristina (PP-MS), Nelsinho Trad (PSD-MS), Esperidião Amin (PP-SC), Marcos Pontes (PL-SP) e Fernando Farias (MDB-AL). Outros três senadores — Carlos Viana (Podemos-MG), Jacques Wagner (PT-BA) e Rogério Carvalho (PT-SE) — devem se juntar ao grupo neste domingo (27).

Negociações com empresários e autoridades americanas

A agenda oficial da missão começa na segunda-feira (28), com encontros na Embaixada do Brasil em Washington durante a manhã. À tarde, os senadores participarão de uma reunião na sede da U.S. Chamber of Commerce, onde devem dialogar com representantes do setor empresarial e membros do Brazil-U.S. Business Council.

A expectativa é que, por meio do diálogo, o grupo consiga sensibilizar os interlocutores sobre os impactos negativos da medida tarifária não apenas para o Brasil, mas para a própria economia dos Estados Unidos.

As novas tarifas foram anunciadas no início do mês pelo presidente norte-americano Donald Trump. Segundo o governo dos EUA, a taxação de 50% sobre produtos brasileiros entrará em vigor em 1º de agosto. Trump relacionou a tarifa a decisão à ação penal que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente réu em processo judicial.

Reação política e tentativa de contenção de danos

A imposição tarifária por razões políticas acendeu o alerta em Brasília, e o Senado buscou reagir rapidamente com a formação da missão internacional. A intenção dos parlamentares é evitar que a medida afete a imagem institucional do país e prejudique setores estratégicos da economia nacional.

Além das reuniões com empresários, os senadores esperam abrir canais de interlocução com congressistas norte-americanos, buscando ampliar o apoio à suspensão ou adiamento das tarifas.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Atleta de Mato Grosso disputa Mundial de Wrestling após conquista pan-americana

Atleta de Mato Grosso disputa Mundial de Wrestling após conquista pan-americana – CenárioMT …

projetos preveem ampliação de 5 para até 60 dias

A regulamentação da licença-paternidade será uma das principais pautas do Congresso nacional após i fim…

Motociclista morre após perder controle e colidir com árvore em Sinop

Um homem de 28 anos, identificado como Fabrício Pivoto de Carvalho, morreu na madrugada deste…