• Home
  • Política
  • Senadores embarcam para os EUA para tentar reverter tarifaço imposto por Trump

Senadores embarcam para os EUA para tentar reverter tarifaço imposto por Trump

Uma comitiva de senadores brasileiros embarca nesta sexta-feira (25) rumo a Washington, nos Estados Unidos, com o objetivo de tentar negociar a suspensão de tarifas de até 50% sobre produtos exportados pelo Brasil.

A medida, anunciada pelo presidente norte-americano Donald Trump, deve entrar em vigor em 1º de agosto e ameaça setores estratégicos da economia brasileira, como a indústria, o agronegócio, e as exportações de carne e suco de laranja.

Senadores vão aos EUA negociar suspensão de tarifaço contra produtos brasileiros. (Foto: Saulo Cruz/Agência SenadoFonte: Agência Senado)

As reuniões nos EUA começam na segunda-feira (28) e devem se estender até quarta (30). A missão parlamentar, liderada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), busca criar pontes com empresários e parlamentares norte-americanos para evitar prejuízos econômicos e sociais no Brasil.

“Não temos outra opção a não ser tentar voltar ao que era anteriormente. Muitos setores estão sendo prejudicados. Isso realmente vai afetar a geração de emprego no Brasil”, alertou Trad em entrevista à Rádio Senado.

Embora a negociação de tarifas seja uma atribuição do Poder Executivo, os parlamentares justificam a missão como parte do papel institucional do Senado em defesa dos interesses nacionais.

A agenda prevê encontros com representantes do setor produtivo dos dois países, além de reuniões com congressistas norte-americanos.

O anúncio do tarifaço foi feito por Trump em suas redes sociais no dia 9 de julho. Embora a balança comercial favoreça os Estados Unidos — com superávit de US$ 1,7 bilhão no primeiro semestre de 2025 —, o republicano classificou a relação como injusta. Ele também associou a medida a críticas ao posicionamento do Supremo Tribunal Federal brasileiro em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Articulação diplomática e reação do Congresso

Antes da viagem, os senadores participaram de uma reunião virtual com o chanceler Mauro Vieira, a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, e outros representantes do governo federal. Segundo o Itamaraty, o Executivo já iniciou diálogos com autoridades do Tesouro norte-americano e com o setor privado dos EUA.

Vieira também destacou que, nos últimos 15 anos, os Estados Unidos acumularam vantagem média de US$ 410 milhões na balança comercial com o Brasil, reforçando que não há desequilíbrio prejudicial aos norte-americanos.

Em resposta ao tarifaço, os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, divulgaram uma nota conjunta mencionando a Lei de Reciprocidade Econômica, aprovada em abril.

A legislação autoriza o Brasil a adotar contramedidas contra barreiras comerciais unilaterais impostas por outros países.

“Vamos defender a soberania nacional, os empregos e os empresários brasileiros. Esse processo precisa ser liderado pelo Poder Executivo”, declarou Alcolumbre após reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin e a ministra Gleisi Hoffmann.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Primeiro Recital da Escola Municipal de Música de Cuiabá lota Cine Teatro

Primeiro Recital da Escola Municipal de Música de Cuiabá lota Cine Teatro – CenárioMT …

Servidores participam de curso técnico de gestão administrativa e financeira em Cuiabá

Servidores participam de curso técnico de gestão administrativa e financeira em Cuiabá – CenárioMT …

Hepatite Viral: Simpósio em Sinop se torna referência por reunir técnica acadêmica e prática ambulatorial

Hepatite Viral: Simpósio em Sinop se torna referência por reunir técnica acadêmica e prática ambulatorial…