A cidade de Sinop, no norte de Mato Grosso, deu início neste sábado (16) a mais uma edição do Projeto Multiação 2025, evento que oferece à população uma ampla variedade de serviços essenciais totalmente gratuitos.
Com 11 anos de existência e mais de 600 mil atendimentos realizados, a iniciativa busca promover dignidade e reduzir desigualdades, garantindo acesso à saúde, educação, cidadania e opções de lazer para toda a comunidade.
O evento começou às 8h da manhã no bairro Residencial Sabrina e se estenderá até as 16h. A organização reforça que a distribuição de senhas para os atendimentos médicos, os mais procurados, foi realizada a partir das 7h.
Consultas e exames

A área da saúde é a mais buscada pela população e, nesta edição em Sinop, não é diferente. São disponibilizadas mais de 450 senhas para atendimentos médicos gratuitos em diversas especialidades.
Entre os serviços oferecidos estão consultas com oftalmologistas, clínicos gerais, ginecologistas, urologistas, pediatras e psiquiatras, além de atendimento odontológico. A estrutura montada também permite a realização de exames importantes como ultrassonografia, Papanicolau e testes de HPV.
Os participantes podem ainda aferir a glicose, verificar a pressão arterial e receber vacinação para todas as idades. Demonstração do compromisso do projeto com a saúde pública, vacinas antirrábicas para cães e gatos também estão sendo aplicadas no local.
Cidadania, educação e lazer

Além da oferta de serviços de saúde, o Multiação em Sinop garante acesso a importantes ações de cidadania. Moradores podem receber orientações do INSS, negociar débitos e solicitar tarifa social com as concessionárias de água e energia, buscar apoio jurídico e orientações trabalhistas, regularizar o MEI (Microempreendedor Individual), e conhecer oportunidades de emprego e programas sociais.
A educação também tem espaçopara orientação educacional e divulgação de vagas de estágio. Para o entretenimento e integração da comunidade, há uma variedade de ações culturais e atividades de lazer para crianças, incluindo cinema, brinquedos infláveis, pintura de rosto e a distribuição de pipoca e algodão doce.
Um destaque especial é o Guarda-Roupa Solidário, iniciativa do Sesi que disponibiliza cerca de seis mil peças de roupas em bom estado para doação, apoiando famílias em situação de vulnerabilidade.
O Multiação é uma realização da Rede Matogrossense de Comunicação (RMC), que inclui a TV Centro América, e do Sesi Mato Grosso. A força do projeto reside na união de esforços de mais de 40 parceiros da iniciativa privada.
-
De escola rural para Brasília: estudante vai representar MT no Senado
-
Veja onde se vacinar contra a gripe neste sábado em Campo Grande
-
Sushi interditado pela Vigilância reconhece descuido com cozinha insalubre