O servidor da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (CODER), Deliandsom Milton da Silva, de 41 anos, foi exonerado, nesta sexta-feira (7), após a denúncia por assédio contra a deputada estadual Janaina Riva (MDB). Ele teria enviado um áudio para outros servidores com ofensas e insinuações de teor sexual referente à deputada.
Em nota publicada nessa quinta-feira (6), a CODER manifestou repúdio em relação à conduta de Deliandsom, afirmando que a atitude contaria os princípios da Administração Pública.
O Primeira Página tenta localizar a defesa de Deliandsom.
“O servidor mencionado, ocupante de cargo comissionado na estrutura da CODER, foi imediatamente desligado de suas funções assim que os fatos chegaram ao conhecimento desta Presidência. O ato formal de exoneração será publicado no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira, em estrita observância aos princípios da transparência e da legalidade administrativa”, diz trecho.
O caso repercutiu após Janaina relatar o caso no Instagram. “Fui pega de surpresa com esses áudios de servidores da prefeitura municipal de Rondonópolis. São ataques de cunho sexual, de cunho moral, e isso me assustou muito. Eu recebi de diversas pessoas preocupadas com a minha segurança e com a minha família”.
Além de registrar o boletim de ocorrência na Polícia Civil, a deputada apresentou uma queixa-crime e acionou o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, e o Ministério Público, pedindo providências.
O caso é investigado como importunação sexual.
Apoio dos parlamentares
Em nota, o MDB repudiou a conduta de Deliandsom e a descreveu como vegonhosa.
“A conduta é vergonhosa, viola a dignidade feminina e configura violência política de gênero. Não aceitaremos que agentes públicos utilizem seus cargos para disseminar ataques misóginos contra mulheres que dedicam sua vida ao serviço público. Tais práticas não apenas desrespeitam a deputada, mas representam uma afronta a todas as mulheres que lutam para ocupar e permanecer em espaços de poder”.
O senador Wellington Fagundes (PL) compartilhou o vídeo da deputada, prestando solidariedade. “Como chefe de família e senador repudio com veemência os ataques e ofensas contra a deputada Janaina Riva. É inadmissível que uma mulher seja alvo de tamanha injúria e desrespeito”.
A vereadora Kalynka Meirelles (PL) também manifestou apoio à Janaina. “Não podemos naturalizar comportamentos que ferem a dignidade e o respeito.
Outros nomes como o suplente Silvano Amaral, o deputado estadual Thiago Silva, suplente Marchiane Fritzen, vereadora Maria Aparecida da Silva, vereadora Jane Delalibera e vereadora Luciana Horta também se manifestaram a favor de Janaina.
-
ALMT susta efeitos de contratos de crédito e cartões consignados irregulares
-
Prêmio Cria do Mato anuncia vencedores nesta sexta-feira (7)
-
Janaina denuncia assédio cometido por servidor da Prefeitura de Rondonópolis