• Home
  • Economia
  • Sincopetro diz que governo busca culpados para alta de combustíveis

Sincopetro diz que governo busca culpados para alta de combustíveis

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro) rebateu, na noite desta segunda-feira (17), uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na qual o mandatário disse que “o povo é, no fundo, assaltado pelo intermediário” quando se trata dos preços dos combustíveis.

Em nota, José Alberto Paiva Gouveia, presidente do Sincopetro, afirmou que “é evidente a tentativa do governo federal em buscar culpados para o aumento dos preços dos combustíveis”.

Mais cedo, Lula disse que o povo brasileiro não teria “as informações necessárias para que ele possa fazer o juízo de valor” e compreender as causas por trás de aumentos de combustível.

“Quando sai um anúncio do diesel, da gasolina e do gás, a Petrobras leva a fama e, muitas vezes, não tem culpa nenhuma. O povo precisa saber quem xingar na hora que aumenta”, indagou o presidente, apontando para o ICMS – cobrado pelos estados – e as empresas como culpados pelos preços altos dos combustíveis.

O petista indicou que a Petrobras deveria tomar uma atitude e buscar alternativas para baratear os preços, como a venda direta do combustível ao consumidor.

O Sincopetro ressaltou que “os postos revendedores são o último elo da cadeia de combustíveis obrigados por lei a adquirir combustíveis do setor de distribuição, setor esse que é o cliente da Petrobras e responsável pelo repasse de toda e qualquer variação que ocorra de custos, impostos e margens aos preços de aquisição dos postos de combustíveis”.

“A referida declaração não surtiu efeito algum nos demais elos de composição dos preços dos combustíveis no Brasil, pois estes conhecem cada componente com clareza, e isso não está somente ligado à margem de lucro da revenda e sim à outros fatores de mercado como tributos (federais e estaduais), transportes, margens das distribuidoras, entre outros, incluindo o próprio vai-e-vem do governo em manipular os preços”, pontuou Gouveia.

Com base em dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Sincopetro argumentou que o setor tem inclusive buscado amenizar o impacto da alta dos preços dos combustíveis ao consumidor final.

chart visualization

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

STF homologa acordo que garante Ednaldo na presidência da CBF até 2026

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou, nesta sexta-feira (21), um acordo entre…

À CNN, Fávaro acusa Frente da Agropecuária de atuar contra governo Lula

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, rebateu as críticas da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA)…

Bombeiros resgatam arara-canindé ferida e filhotes de gato em locais de risco em Sorriso

Bombeiros resgatam arara-canindé ferida e filhotes de gato em locais de risco em Sorriso –…