• Home
  • Economia
  • Supersafra exigirá mais investimentos em armazenagem, diz Mercadante

Supersafra exigirá mais investimentos em armazenagem, diz Mercadante

A influência do câmbio sobre os preços dos alimentos foi lembrada pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, ao comentar a expectativa de uma supersafra neste ano.

Ele ressaltou que, caso o real se desvalorize, produtos como café e suco de laranja — setores nos quais o Brasil é líder global — podem encarecer rapidamente, uma vez que seus preços são indexados à Bolsa Internacional de Commodities.

“Além disso, precisamos fortalecer a agricultura familiar e incentivar a produção voltada ao mercado interno, bem como investir em armazenagem para garantir maior estabilidade de preços diante das adversidades climáticas”, explicou Mercadante.

Ainda sobre a expectativa de uma supersafra, Mercadante disse que, além de ampliar a oferta de alimentos, a alta produção exigirá investimentos estratégicos na capacidade de armazenamento de grãos.

“A preocupação com a segurança alimentar e a volatilidade dos preços é uma questão global. O Brasil, nesse contexto, se posiciona mais como solução do que como problema. Diversos países buscam entender nosso modelo de produção e abastecimento. A oferta é um fator determinante para a estabilização dos preços. Estamos caminhando para uma supersafra, especialmente de grãos, e o grande desafio agora é a armazenagem”, afirmou Mercadante.

Durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (7), no Rio de Janeiro, durante a assinatura de um acordo de cooperação técnica com o governo do Rio Grande do Sul, Mercadante também mencionou as tensões geopolíticas e a possibilidade de acordos comerciais entre China e Estados Unidos, que podem impactar as exportações brasileiras.

Também presente no evento, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), também abordou os impactos das mudanças climáticas na produção agrícola do estado, alertando para a estiagem em um momento crítico para a safra de grãos.

“Após um período de chuvas intensas, que exigiu esforços de reconstrução, enfrentamos agora dificuldades devido à estiagem em uma fase decisiva para a produção de grãos”, destacou Leite.

Ele ressaltou que os desafios climáticos afetam não apenas a produção agrícola, mas também a economia do estado e os preços dos alimentos. Diante desse cenário, defendeu a implementação de políticas públicas que garantam a segurança no abastecimento, como um programa robusto de irrigação.

“Essas adversidades impactam diretamente a economia do estado e a segurança alimentar dos brasileiros. Portanto, iniciativas que garantam o abastecimento e incentivem a produção, como investimentos em infraestrutura hídrica e irrigação, são fundamentais”, concluiu o governador.

Serasa: brasileiros demoram a fazer plano financeiro de aposentadoria

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

PRF apreende mais de 100 kg de drogas e munições em Rondonópolis 

PRF apreende mais de 100 kg de drogas e munições em Rondonópolis  – CenárioMT …

Hong Kong apresentará queixa à OMC sobre tarifas dos EUA, diz autoridade

Hong Kong registrará uma queixa sobre as tarifas recentes impostas pelos EUA na Organização Mundial…

Com um a mais, São Paulo tropeça contra a Inter de Limeira pelo Paulistão

O São Paulo empatou com a Inter de Limeira, em 0 a 0, em jogo…