• Home
  • Economia
  • Tarifaço de Trump começa a valer neste sábado (5) com taxas de 10%

Tarifaço de Trump começa a valer neste sábado (5) com taxas de 10%

Nos Estados Unidos, agentes alfandegários começaram a cobrar a tarifa unilateral de 10% do presidente Donald Trump sobre todas as importações de muitos países, neste sábado (5). O Brasil está entre os afetados.

As taxas mais altas que afetarão produtos de 57 grandes parceiros comerciais dos EUA estão previstas para começar na semana que vem.

A taxação inicial de 10% entrou em vigor nos portos marítimos, aeroportos e armazéns alfandegários dos EUA às 00h01, no horário da Costa Leste dos EUA (1h, no horário de Brasília), marcando a rejeição total de Trump ao sistema de tarifas mutuamente acordadas do pós-Segunda Guerra Mundial.

“Esta é a maior ação comercial de nossas vidas”, disse Kelly Ann Shaw, advogada comercial da Hogan Lovells e ex-assessora comercial da Casa Branca durante o primeiro mandato de Trump.

Shaw disse em um evento da Brookings Institution na quinta-feira que ela esperava que as tarifas evoluíssem ao longo do tempo, à medida que os países buscassem negociar taxas mais baixas. “Mas isso é enorme. Esta é uma mudança bastante sísmica e significativa na maneira como negociamos com todos os países da Terra”, ela acrescentou.

O anúncio de tarifas de Trump na última quarta-feira (2) abalou profundamente os mercados de ações globais, eliminando US$ 5 trilhões em valor de mercado de ações para empresas do S&P 500 até o fechamento de sexta-feira (4) – uma queda recorde de dois dias.

Os preços do petróleo e das commodities despencaram, enquanto os investidores fugiram para a segurança dos títulos do governo.

Entre os primeiros países atingidos pela tarifa de 10% estão Brasil, Austrália, Reino Unido, Colômbia, Argentina, Egito e Arábia Saudita. Um boletim da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP, na sigla em inglês) para embarcadores indica que não há período de carência para cargas na água à meia-noite de sábado.

table visualization

Mas um boletim da CBP forneceu um período de carência de 51 dias para cargas carregadas em navios ou aviões e em trânsito para os EUA antes das meia-noite de sábado. Essas cargas precisam chegar até as 00h01, no horário da Costa Leste dos EUA (1h01, no horário de Brasília), de 27 de maio para evitar a taxa de 10%.

Neste mesmo horário, na quarta-feira (9), as maiores taxas de tarifas “recíprocas” de Trump de 11% a 50% devem entrar em vigor.

As importações da União Europeia serão atingidas com uma tarifa de 20%, enquanto os produtos chineses serão atingidos com uma tarifa de 34%, elevando o total de novas taxas de Trump sobre a China para 54%.

O Vietnã, que se beneficiou da mudança das cadeias de suprimentos dos EUA para longe da China após a guerra comercial do primeiro mandato de Trump com Pequim, será atingido por uma tarifa de 46% e concordou na sexta-feira (4) em discutir um acordo com Trump.

O Canadá e o México foram isentos das últimas taxas de Trump porque ainda estão sujeitos a uma tarifa de 25% relacionada à crise do fentanil nos EUA para produtos que não cumprem as regras de origem EUA-México-Canadá.

Trump está excluindo das tarifas produtos sujeitos a taxação separada de segurança nacional de 25%, incluindo aço e alumínio, carros, caminhões e autopeças.

O governo republicano também divulgou uma lista de mais de 1.000 categorias de produtos isentas das tarifas.

Avaliadas em US$ 645 bilhões em importações de 2024, elas incluem petróleo bruto, produtos petrolíferos e outras importações de energia, produtos farmacêuticos, urânio, titânio, madeira e semicondutores e cobre. Exceto por energia, a administração Trump está investigando vários desses setores para novas tarifas de segurança nacional.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Prefeitura de Água Boa é notificada para construir canil municipal e estruturar serviços de proteção animal

Prefeitura de Água Boa é notificada para construir canil municipal e estruturar serviços de proteção…

Em relatório, EUA cita região da Rua 25 de Março como polo de pirataria

Antes do anúncio das tarifas de Donald Trump, que impôs uma sobretaxa de 10% às…

Seleção Brasileira Feminina estreia em 2025 com derrota em amistoso com os EUA

Em seu primeiro jogo em 2025, a Seleção Brasileira Feminina de Futebol foi derrotada pela…