• Home
  • Economia
  • Tarifas e ajuste fiscal surpreenderam mercado dos EUA, diz Volpon ao WW

Tarifas e ajuste fiscal surpreenderam mercado dos EUA, diz Volpon ao WW

Os mercados globais e, sobretudo, os dos Estados Unidos derreteram nesta segunda-feira (10) após o presidente Donald Trump não ter descartado a possibilidade de o país entrar em uma recessão decorrente de sua política econômica.

Para Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central (BC) para Assuntos Internacionais e colunista do CNN Money, o que vem surpreendendo e deteriorando as expectativas do mercado nas últimas semanas é a expressividade, de um lado, da política tarifária de Trump, do outro, da reforma administrativa fiscal.

“Primeiro, ele tem sido muito mais agressivo na política tarifaria em termos do seu tamanhao e mais agressivo no timing da sua execução. O mercado esperava uma coisa menor em termos de tarifa e com uma execução mais negociada”, apontou Volpon ao WW.

“A segunda coisa, que tem impactado o mercado e precificado uma recessão muito maior que antes é o DOGE de Elon Musk. Ele tem sido muito agressivo nessa reforma administrativa fiscal”, pontuou.

O Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), chefiado pelo bilionário Elon Musk, foi criado por Trump para enxugar a máquina pública norte-americana e desburocratizar as regulamentações vigentes no país.

Volpon ressaltou que o mercado esperava uma agenda mais focada em desregulação por parte do órgão, o que até agora não estaria sendo visto com tanta expressividade como os embates gerados em torno das demissões em massa de servidores públicos e o corte de gastos promovidos pelo DOGE.

Desse modo, o ex-BC observou que os EUA enfrentam dois pesos que podem afetar a demanda e, consequentemente, o movimento da economia norte-americana.

Porém, não descarta a possibilidade de um cenário de estagflação – quando recessão e inflação se combinam – devido o impacto que as tarifas podem gerar nos preços praticados no país.

“Os mercados americanos estavam precificados extremamente para um futuro perfeito, mas agora estão sentindo a reversão de expectativas”, concluiu Volpon.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

“Setor de energia deve apostar no Cerrado brasileiro”, diz sócio da CBIE Advisory

Na visão do Centro Brasileiro de Infraestrutura Advisory (CBIE), a opinião pública entende que o…

Mel artesanal de Sinop vai representar Mato Grosso na COP30

O hidromel Castilho Mead, produzido em Sinop, no norte de Mato Grosso pela Agroindústria Irmãos…

João Adibe afirma que valor de Patrocínio com Palmeiras não tem limite

Contrato com Patrocinadora tem valor fixo e mais variáveis O <a Palmeiras e a Cimed…