O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (13) que sua política comercial deve ajudar os produtores rurais norte-americanos.
“Depois que testemunharem que os empregos estão subindo e os preços, que podem mudar no curto prazo, mas depois vão melhorar muito, acho que os produtores rurais vão ser muito beneficiados”, disse o republicano a repórteres na Casa Branca, após anunciar seu plano para aplicar tarifas recíprocas.
“Os nossos produtos foram muito prejudicados pelo outro governo. O outro governo odiava os produtores rurais. Acho que eles serão muito ajudados agora”, pontuou.
O governo Trump ainda estuda como serão aplicadas essas tarifas, avaliando cenários de:
- Tarifas impostas aos produtos dos EUA;
- Impostos injustos, discriminatórios ou extraterritoriais aplicados pelos nossos parceiros comerciais às empresas, trabalhadores e consumidores norte-americanos, incluindo um imposto sobre valor agregado;
- Custos para empresas, trabalhadores e consumidores decorrentes de barreiras ou medidas não tarifárias e atos, políticas ou práticas injustas ou prejudiciais, incluindo subsídios, e requisitos regulatórios onerosos para empresas dos EUA que operam em outros países;
- Políticas e práticas que fazem com que as taxas de câmbio se desviem do seu valor de mercado, em detrimento dos americanos; supressão salarial; e outras políticas mercantilistas que tornam as empresas e os trabalhadores dos Estados Unidos menos competitivos;
- Qualquer outra prática que, na opinião do Representante de Comércio dos Estados Unidos, em consulta com o Secretário do Tesouro, o Secretário de Comércio e o Conselheiro Sênior do Presidente para Comércio e Manufatura, imponha qualquer limitação injusta ao acesso ao mercado ou qualquer impedimento estrutural à concorrência leal com a economia de mercado dos Estados Unidos.
Em comunicado divulgado após o anúncio de seu “Plano Justo e Recíproco”, Trump chamou atenção para a disparidade entre as alíquotas aplicadas pelos EUA sobre bens agrícolas e as taxas de outros países sobre os norte-americanos.
A gestão do republicano aponta que “impostos não recíprocos” custam às empresas norte-americanas mais de US$ 2 bilhões por ano.
Economistas apontam que a política comercial trumpista pode agravar a inflação dos EUA e, consequentemente, forçar os juros a ficarem mais altos por mais tempo no país.
Nesta quinta, Trump voltou a reconhecer um possível impacto no curto prazo. Mas o republicano acredita que o resultado seria um arrefecimento da alta dos preços, uma vez que as políticas comercial e monetária “andam juntas”.