• Home
  • Polícia
  • Trotes ao Samu em Mato Grosso chegam a 9 por dia em 2024, prejudicando atendimento de emergência

Trotes ao Samu em Mato Grosso chegam a 9 por dia em 2024, prejudicando atendimento de emergência

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Mato Grosso realizou mais de 47 mil atendimentos em 2024, o que representa uma média de 128 intervenções médicas diárias, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (14) pelo Governo do estado. No entanto, desse total, 3.427 chamados foram trotes, correspondendo a 7,2% das ocorrências e uma média de aproximadamente 9 acionamentos falsos por dia.

A prática de trotes envolvendo serviços de emergência como o Samu é considerada crime, com previsão de pena de detenção de um a três anos e multa, conforme o Código Penal.

Um dos casos mais graves registrados envolveu um acionamento para uma falsa denúncia de bomba em um prédio no centro de Cuiabá. A ocorrência mobilizou duas ambulâncias do Samu, além de equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). A mobilização das forças de segurança durou entre duas e três horas até que se constatasse que tudo não passava de um trote.

O Samu reforça que a equipe deve ser acionada exclusivamente em situações de emergência, como acidentes de trânsito graves (capotamentos, colisões, etc.) e casos clínicos urgentes, a exemplo de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Os trotes representam um grave obstáculo ao trabalho do órgão, atrasando ou impedindo o socorro a pessoas que realmente necessitam de atendimento médico urgente. A Central de Regulação do Samu opera 24 horas por dia e atende a todos os municípios do estado através do telefone 192.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

decreto traz redução de 25% em contratos

O governo de Mato Grosso do Sul publicou, no Diário Oficial do Estado desta terça-feira…

Mato Grosso lidera ranking nacional com 20 cidades entre as 50 melhores em qualidade de vida no campo

Mato Grosso lidera ranking nacional com 20 cidades entre as 50 melhores em qualidade de…

Estados Unidos condenam prisão domiciliar de Bolsonaro e prometem retaliação

O governo dos Estados Unidos condenou à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou…