O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (14) que está avaliando adotar isenção tarifária de curto prazo para montadoras, dias após anunciar tarifas de 25% sobre todos os carros enviados para o país, o que aumentaria o custo de um veículo para os americanos em milhares de dólares.
“Estou buscando algo para ajudar algumas montadoras que estão migrando para peças fabricadas no Canadá, México e outros lugares e precisam de um pouco mais de tempo”, disse Trump. “Elas vão fabricá-las aqui, mas precisam de um pouco mais de tempo”.
Atualmente, não existe um carro totalmente americano. Embora alguns carros sejam montados nos EUA, com peças do Canadá e do México, não existe nenhum carro com 100% das peças fabricadas no país.
As ações das três tradicionais grandes montadoras americanas – Ford, General Motors e Stellantis – dispararam após os comentários de Trump. As ações da Ford e da Stellantis estavam sendo negociadas com alta de cerca de 3% na tarde de segunda-feira, enquanto as da General Motors subiam 4%.
Na sexta-feira (11), a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA disse que produtos eletrônicos importados para os Estados Unidos, como smartphones e computadores, estavam isentos das tarifas recíprocas de Trump, incluindo a tarifa mínima de 145% sobre importações chinesas.
“Sou uma pessoa muito flexível”, disse Trump hoje. “Eu falo com (o CEO da Apple) Tim Cook, ajudo Tim Cook… não quero prejudicar ninguém.”