Último governador do PSDB, Eduardo Riedel oficializou nesta terça-feira (19) sua filiação ao Progressistas (PP), durante a convenção nacional do partido em Brasília. Ao lado do presidente do partido, Ciro Nogueira, Riedel assinou filiação e integra lista de governadores da sigla.
Ao oficializar sua saída do PSDB, partido no qual atuou por duas décadas, Riedel afirmou que a decisão foi resultado de um processo debatido e amadurecido. Ele também ressaltou sua sintonia com Tereza Cristina e com as diretrizes do PP.
“Esse processo foi debatido e discutido. Agradeço muito ao meu partido anterior, o PSDB, foram 20 anos de conversas e principalmente de ações em torno de uma agenda. O Brasil mudou, está em um momento absolutamente crítico de seus rumos, e me sinto confortável em vir ao PP, encontrando um grupo de lideranças que carrega dentro de seus valores o mesmo que eu carrego. Vou ao PP com tranquilidade e segurança de que estaremos juntos em um propósito ao país”, disse.
Riedel era o último dos três governadores eleitos em 2022 pelo PSDB. Raquel Lyra (Pernambuco) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) deixaram o ninho tucano e migraram ao PSD (Partido Social Democrático) de Gilberto Kassab.
Agora, o Progressista conta com três governadores filiados. Além de Riedel, Gladson Camelí (Acre) e Antonio Denarium (Roraima).
Alinhamento político
O ato contou com a presença da senadora e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP), que destacou a importância da entrada do chefe do Executivo sul-mato-grossense para o fortalecimento da sigla no estado e no cenário nacional.
Em discurso, Tereza Cristina ressaltou o alinhamento político e administrativo de Riedel com os valores do PP:
“Um estado que tem governança e transparência em suas contas. Estou aqui para apoiá-lo no seu próximo mandato, para que seja um governador progressista. A filiação é uma contribuição ao fortalecimento do partido em MS e no Brasil. A marca de Riedel é o compromisso com a prosperidade, o que faz todo sentido com o Progressistas. Nós do PP, com o governador em nossas fileiras, enfrentaremos eleições difíceis, mas em Mato Grosso do Sul faremos uma bancada de deputados federais comprometidos com nossos valores.”
Nova configuração
A convenção do PP também marcou a oficialização da federação entre o Progressistas e o União Brasil, ampliando a força da legenda para as próximas disputas eleitorais.