• Home
  • Política
  • União doa 20 imóveis para MS ampliar serviços públicos e moradias

União doa 20 imóveis para MS ampliar serviços públicos e moradias

O Governo Federal destinou aos municípios de Mato Grosso do Sul 20 imóveis que pertenciam à União, mas estavam ociosos no estado. Com a doação, as prefeituras poderão reestruturar os imóveis para atender às necessidades de cada município, seja na construção de moradias ou escolas.

Solenidade de assinatura dos programas. (Foto: Giovanna Dauzacker)

Juntas, as doações e cessões somam R$ 100 milhões, conforme a SPU-MS (Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul).

A destinação dos imóveis integra o PGIG (Programa Imóvel da Gente), lançado nesta sexta-feira (24), em Campo Grande, pelas ministras do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. O governador Eduardo Riedel (PSDB) e outras autoridades também participaram do evento, realizado no Teatro Glauce Rocha, da UFMS, na manhã de hoje.

Na ocasião, a ministra sul-mato-grossense Simone Tebet destacou o impacto social que o plano representa para os municípios.

“Você imagina anos de imóveis da União paralisados, juntando mato e focos de dengue, enquanto há pessoas precisando de casa para morar, terra para plantar e creches para que as mães possam trabalhar. Então, estamos falando não só de impacto econômico, mas também social.”

Simone Tebet (MDB).

Design sem nome 2025 10 24T143947.757
Ministra Simone Tebet. (Foto: Giovanna Dauzacker)

A ministra ressaltou ainda a colaboração do Governo do Estado no processo. Segundo ela, desde 2023, Mato Grosso do Sul recebeu R$ 22 bilhões do Governo Federal, distribuídos entre os municípios, resultado do diálogo com a gestão estadual.

“Esse é um trabalho em parceria, no qual conseguimos resolver os problemas da sociedade. Política é na eleição, e depois temos que trabalhar pela sociedade de Mato Grosso do Sul e do Brasil”, completou o governador Eduardo Riedel.

A articulação da SPU-MS também foi crucial para o processo. Segundo o superintendente da SPU no estado, Tiago Botelho, essa é a maior entrega da história da SPU-MS em 170 anos de existência.

WhatsApp Image 2025 10 24 at 11.13.48
Assinatura do Programa Nacional de Gestão e Inovação. (Foto: Giovanna Dauzacker)

“O interior de Mato Grosso do Sul está sendo valorizado como nunca, com investimentos que geram oportunidades e fortalecem as políticas públicas nas cidades menores.”

Tiago Botelho (PT).

Desde sua criação, o programa já destinou cerca de 1.300 imóveis em todo o país, beneficiando mais de 400 mil famílias. Ao todo, mais de 18,5 mil km² foram destinados em 501 municípios, distribuídos pelos 26 estados e o Distrito Federal.

PNGI

Durante o evento, o estado também aderiu a outro programa nacional, o PNGI (Programa Nacional de Gestão e Inovação), focado em aprimorar setores da administração pública municipal, como o de compras. O PNGI oferece um pacote de mais de 30 serviços e soluções tecnológicas que otimizam a gestão pública municipal. Em um só lugar, estados e municípios podem acessar um conjunto de serviços e soluções tecnológicas que otimizam a gestão pública em áreas estratégicas, como transformação digital e compras públicas.

Design sem nome 2025 10 24T144006.762
Ministra Esther Dweck. (Foto: Giovanna Dauzacker)

“Esse programa busca melhorar a gestão não só no governo federal, mas também nos governos estaduais e municipais. A ideia é um diálogo. Teremos dois servidores federais que ficarão à disposição do governo do estado para atuarem como gerentes desse nosso pacto.”

Esther Dweck.

Confira alguns dos imóveis cedidos pela União:

  • Terreno no município de Japorã, com área total de 3.150 m², destinado à construção e funcionamento de duas unidades escolares de educação infantil, com capacidade total para atender até 308 crianças indígenas. A previsão é que as escolas funcionem tanto em turno integral quanto parcial, o que ajudará a reduzir significativamente o déficit de vagas na região. Outras seis entregas reforçam o ensino público superior na capital e no interior do estado.
  • Área do dique e terreno marginal aterrado, destinados à implementação da urbanização da Orla do Rio Paraguai, em Porto Murtinho, com a construção de estrutura permanente denominada Centro de Atendimento ao Turista.
  • Cinco terrenos urbanos, com área total de 4.632 m², destinados à construção e funcionamento da Casa da Mulher Brasileira, que permitirá atendimento 24 horas, com equipes especializadas e espaços adequados para serviços de saúde, assistência social, segurança pública e justiça.
  • Também foi viabilizada a destinação de 12 terrenos, com área total de 5.440 m², para a construção e funcionamento do Fórum da Mulher, da Criança e do Adolescente.
  • As entregas voltadas ao fortalecimento da educação superior no estado envolvem a doação com encargo ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) – Campus Campo Grande de 16 terrenos, com área total de 8.680,52 m², para construção da nova sede da reitoria. Além disso, também serão doados dois terrenos, com área total de 1.200 m², para melhoria da infraestrutura do instituto.

O governo federal destinará ainda dois imóveis para a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS): um para o campus de Campo Grande, com área de 528 m², destinado à instalação de um Hub de Inovação e Acolhimento e à implantação de uma casa de hóspedes.

O espaço será voltado à inovação, à colaboração científica e tecnológica, ao desenvolvimento de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, à integração entre estudantes, pesquisadores e parceiros externos, além de contribuir para o fortalecimento da região.

O pacote de entregas contempla ainda a doação de um imóvel ao município de Campo Grande para o funcionamento da Superintendência de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (MS).

Será realizada a regularização de uso do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), que atualmente atende cerca de 745 famílias, oferecendo educação infantil e fundamental, atendimento educacional especializado e ações de inclusão. O imóvel será doado à Prefeitura de Corumbá.

Haverá também a cessão de um imóvel à Federação das APAEs de Mato Grosso do Sul (FEAPAES-MS), entidade que coordena, apoia e representa as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) no estado. O imóvel já está em funcionamento e será formalmente doado para a entidade.

Além disso, será realizada a cessão de dois imóveis para o funcionamento do Centro Marie Ariane, em Caarapó, instituição responsável pelo acolhimento de menores em situação de vulnerabilidade, risco, abandono ou violação de direitos.

Por fim, o governo federal realizará a regularização de uso do Centro de Educação Infantil Mundo Encantado (CEI), no município de Antônio João, que já está em funcionamento. A regularização garante a continuidade dos serviços educacionais essenciais à comunidade local, reforçando políticas públicas voltadas à primeira infância.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Homem com 20 passagens é preso por documento falso em Água Boa

Homem com 20 passagens é preso por documento falso em Água Boa – CenárioMT …

Vânia assume Prefeitura de Cuiabá durante viagem internacional de Abilio

A partir deste sábado (25), a vice-prefeita Vânia Rosa assumirá interinamente o comando da Prefeitura…

Semana do Aviador reforça compromisso de Lucas do Rio Verde com inovação, segurança e sustentabilidade na aviação agrícola

Semana do Aviador reforça compromisso de Lucas do Rio Verde com inovação, segurança e sustentabilidade…