A vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Mato Grosso foi confirmada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD). Lula cumpre agendas no estado nos próximos dias, com compromissos voltados à defesa dos povos indígenas, preservação ambiental, educação superior e fortalecimento da agricultura familiar.
A primeira visita está marcada para esta sexta-feira, dia quatro de abril, na Terra Indígena Capoto-Jarina, no município de São José do Xingu. O presidente será recebido na Aldeia Piaraçu pelo Cacique Raoni Metuktire, uma das principais lideranças indígenas do país e símbolo internacional da luta pela proteção da Amazônia e dos direitos dos povos originários.
O encontro está previsto para as dez horas da manhã (horário local) e também contará com a presença de lideranças de outros povos indígenas da bacia do Rio Xingu.
📍 Próximas agendas previstas em MT
Além da visita ao Xingu, Lula deve cumprir outros dois compromissos no interior de Mato Grosso, conforme antecipado pelo ministro Fávaro:
Lucas do Rio Verde: lançamento de um novo campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), uma demanda histórica da comunidade local, esperada há dezessete anos.
Campo Verde: visita ao assentamento Santo Antônio da Fartura para o lançamento do programa Solo Vivo, que oferece apoio técnico, máquinas e insumos agrícolas gratuitos a pequenos produtores.
Essas agendas devem ocorrer nas próximas semanas, com datas a serem definidas pela Presidência da República.
-
Vídeo mostra o poder da cascavel ao capturar mocó em cena de tirar o fôlego
-
Lula se encontra com Cacique Raoni e lideranças indígenas no Xingu nesta 6ª