veja as novas regras para servidores de Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, estabeleceu novas regras para disciplinar os empréstimos consignados dos servidores municipais. O decreto publicado nesta terça-feira (29) define limites claros para esse tipo de operação financeira, fixando a margem consignável em até 35% do salário líquido do servidor.

O documento também proíbe práticas que levavam ao superendividamento, como o uso do cartão de créditos consignados. A nova norma será publicada na Gazeta Municipal nos próximos dias.

Consignados não podem comprometer salário do servidor. (Foto: Reprodução)

Além disso, o decreto determina que a soma das consignações facultativas e compulsórias não ultrapassem 65% do rendimento bruto do servidor, de forma a impedir que a maior parte do salário fique comprometida com descontos.

Caso esse limite seja ultrapassado, o servidor terá o direito de renegociar com a instituição financeira, sem que novos descontos em folha sejam realizados até a regularização.

A medida foi construída a partir de sugestões dos vereadores Dilemário Alencar (União Brasil) e Samantha Íris (PL), primeira-dama de Cuiabá, e tem como objetivo fortalecer a proteção financeira do funcionalismo.

O novo regramento também proíbe, de forma definitiva, o uso da folha para operações com cartão de crédito consignado e cartão benefício — modalidades que frequentemente levavam os servidores ao endividamento excessivo.

Com a nova regulamentação, apenas instituições autorizadas pelo Banco Central poderão operar com crédito consignado, desde que se credenciem junto à Secretaria Municipal de Economia.

As instituições interessadas em atuar no sistema terão um prazo de 90 dias para se credenciar e atender aos critérios legais e técnicos definidos no decreto.

  1. Consignados são regulamentados em Cuiabá

  2. Consignados: menos de um terço de contratos já enviado ao TCE-MT

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

TCE-MT pode anular contratos de consignado não enviados até quinta

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo,…

Superlotado, cemitério de Sinop terá reforço com novo espaço privado

Diante da superlotação do cemitério municipal, que já abriga mais de 10 mil corpos desde…

Tribunal de Contas de Mato Grosso anuncia auditoria em emendas pix em Mato Grosso

Tribunal de Contas de Mato Grosso anuncia auditoria em emendas pix em Mato Grosso –…