A Comissão Estatal contra Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância no Esporte da Espanha multou e proibiu o acesso de torcedores do Real Sociedad por racismo contra o atacante Vinicius Júnior.
A decisão publicada nesta quarta-feira (26), não publicou o nome dos dois torcedores repreendidos. Eles devem ficar longe dos estádios por 1 ano, além do pagamento de multa de 4 mil euros, pouco mais de R$12,6 mil.
O jogo entre Real Sociedade e Real Madrid foi válido pela Copa do Rei, no dia 26 de fevereiro. Os Merengues venceram por 1 a 0.
O verme imitando macaco na frente do Vini Jr.
Que nojo. Desprezível. 🤢
pic.twitter.com/Gnoc6lkV4i— Real Madrid Brasil (@RealBrasil_BR) February 26, 2025
Reiteradamente, o atacante tem sido vítima de racismo no futebol espanhol. Após tantos casos, em 2024, o Conselho Superior de Esportes da Espanha se juntou à polícia espanhola, Ministério Público, LaLiga e Federação Espanhola de Futebol para criar uma comissão punitiva aos casos na Espanha.
Outro caso
A Comissão também decidiu, nesta quarta, mais uma multa e um afastamento por xingamentos contra Vinícius.
Na partida entre Osasuna contra o Real Madrid, em Pamplona no dia 26 de fevereiro, um torcedor do Osasuna levantou uma faixa com insultos ao brasileiro e ainda usou drogas dentro do estádio.
O afastamento proposto foi de 4 meses mais 2 mil euros em multa, cerca de R$ 12,3 mil.
Nesta partida por LaLiga, os times empataram em 1 a 1.