• Home
  • Economia
  • Waack: Fisco arrecada como nunca; dívida cresce como sempre

Waack: Fisco arrecada como nunca; dívida cresce como sempre

O governo Lula 3 cumpriu uma de suas mais importantes promessas e comemorou nesta terça-feira o “recorde dos recordes” em arrecadação.

O Fisco ficou com R$ 2,65 trilhões no ano passado — algo nunca visto desde que se iniciou esse tipo de estatística, há trinta anos. A arrecadação federal subiu quase 10% no ano passado em relação ao ano anterior, já descontada a inflação.

Mesmo assim, esse recorde de arrecadação não vai evitar déficit nas contas públicas. Ou seja, Lula 3 está e vai continuar gastando mais do que arrecada.

O recorde de arrecadação é resultado do aquecimento da economia — principalmente o consumo — e de alguns itens, como taxação de fundos offshore e fundos exclusivos aqui. Já o déficit nas contas públicas é resultado de uma promessa não cumprida: a de equilibrar as contas limitando o crescimento dos gastos.

Ao contrário, a armadilha criada pelo próprio Lula 3 garantiu, nesses dois anos de governo, que os gastos sempre subissem mais do que a receita. Em parte, isso ocorreu devido à política em relação ao salário mínimo e ao atrelar despesas obrigatórias ao próprio crescimento da receita.

Especialistas nas contas públicas estão preocupados com o fato de que algumas receitas que levaram ao recorde não são recorrentes — isto é, podem ou não se realizar novamente — e com o uso de manobras parafiscais e metodologias controversas (como excluir algumas despesas), que mascaram um déficit ainda maior. Fato ilustrado pelo crescimento constante da dívida pública.

Ficamos assim, então: o Fisco arrecadou como nunca, e a dívida pública cresceu como sempre.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Defesa 'intransponível' do Arsenal iguala marca de 122 anos

Depois de passar um mês todo quase sem deixar os adversários chutarem contra seu gol,…

Brasil precisa de política ambiental moderna

Artur Falcette, secretário-adjunto da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e…

“Setor de energia deve apostar no Cerrado brasileiro”, diz sócio da CBIE Advisory

Na visão do Centro Brasileiro de Infraestrutura Advisory (CBIE), a opinião pública entende que o…