O presidente do Banco Central da China disse neste domingo (16) que uma moeda estável, o yuan, tem sido essencial para a estabilidade financeira e econômica global, e que Pequim continuará a deixar o mercado desempenhar um papel decisivo na decisão da taxa de câmbio.
O governador do Banco Popular da China, Pan Gongsheng, disse em uma conferência na Arábia Saudita que, embora a maioria das moedas tenha caído em relação ao dólar, o yuan permaneceu estável.
“Recentemente, uma série de fatores elevou o índice do dólar, e as moedas não-dólar se depreciaram em sua maioria. Mas o RMB [yuan] permaneceu amplamente estável, apesar da alta volatilidade do mercado”, disse Pan na Conferência AlUla para Economias de Mercados Emergentes.
Ele também observou que a China estava priorizando cada vez mais o consumo, implementando políticas pró-consumo, como aumento da renda familiar e fornecimento de subsídios.
A China enfatizou que impulsionar o consumo é uma das principais prioridades econômicas em 2025, afastando-se de uma dependência excessiva de investimentos para estimular a demanda interna e enfrentar potenciais desafios de exportação.
Pan também disse em seu discurso que a China adotará uma política fiscal proativa e uma política monetária acomodatícia, e fortalecerá os ajustes de política anticíclicos.