Pé-de-Meia paga 4ª parcela a partir de 29 de junho


Estudantes do programa Pé-de-Meia começam a receber, na segunda-feira (29), a quarta parcela de R$ 200. O pagamento é destinado a alunos da rede pública que atingiram pelo menos 80% de frequência nas aulas em abril.

Pé-de-Meia libera R$ 200 para estudantes a partir de segunda. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
  1. Enem 2026: resultado de atendimento especial é divulgado

  2. Aprovados em seletivo da educação e saúde são convocados em Campo Grande

  3. Prefeitura de Campo Grande divulga convocação para assistente educacional inclusivo

Além da parcela mensal, o Ministério da Educação (MEC) poderá liberar valores referentes à matrícula de 2026 e à conclusão de 2025. Esses pagamentos dependem da atualização ou correção de dados pelas redes de ensino.

Os depósitos seguem até 6 de julho, conforme o mês de nascimento do estudante, em dias úteis. O calendário é organizado para evitar sobrecarga no sistema de pagamentos.

Calendário de pagamentos do Pé-de-meia por mês de nascimento:

  • Janeiro e fevereiro: 29 de junho
  • Março e abril: 30 de junho
  • Maio e junho: 1º de julho
  • Julho e agosto: 2 de julho
  • Setembro e outubro: 3 de julho
  • Novembro e dezembro: 6 de julho

Quem pode receber?

O programa atende estudantes da rede pública que cumprem os seguintes critérios:

  • Ter entre 14 e 24 anos no ensino médio regular, ou entre 19 e 24 anos na educação de jovens e adultos (EJA) (ensino para adultos);
  • Fazer parte de família inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) (registro social do governo), com renda de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) (documento de identificação) regular;
  • Manter frequência escolar mínima de 80%.

Como funciona o Pé-de-meia

No ensino médio regular, o estudante recebe R$ 200 por mês ao comprovar matrícula e frequência. Já na EJA, o valor é de R$ 200 pela matrícula e mais R$ 225 mensais pela frequência.

O programa também prevê o pagamento de R$ 1.000 ao final de cada ano concluído. Esse valor fica em poupança e só pode ser sacado após a formatura no ensino médio.

Ao longo do período, somando incentivos mensais, depósitos anuais e um bônus de R$ 200 pela participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o total pode chegar a R$ 9,2 mil por estudante.

Benefício é destinado a alunos da rede pública com frequência mínima. (Foto: Divulgação/MEC)

Alcance e atualização cadastral

Criado pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia busca ampliar o acesso à educação e reduzir desigualdades entre jovens. Desde 2024, o programa já atendeu 7,2 milhões de estudantes em todo o país.

Para participar, é necessário ter os dados atualizados no CadÚnico. Em 2026, o MEC fará a verificação automática com base nesse cadastro. O prazo para inclusão ou atualização vai até 7 de agosto.

Estudantes que atenderem aos critérios serão incluídos automaticamente no programa. A atualização do CadÚnico tem validade de 24 meses.



Source link

Please select listing to show.
Please select listing to show.
Please select listing to show.
Please select listing to show.
Please select listing to show.